Ministério Público do Estado de Alagoas

INOVA | Sistema de Gestão de Projetos e Processos

SISTEMA DE CONTROLE DE ASSENTAMENTOS FUNCIONAIS DE MEMBROS

Tipo: Projeto                                 Área Regional: Município de origem não informado

Status: Em elaboração                Unidade: Unidade de origem não informada

::: Problema/ Oportunidade

A Corregedoria Geral do Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio de sua Secretaria Geral e seu Setor de Apoio Administrativo, é órgão responsável por manter os assentamentos funcionais dos Membros do parquet atualizados (Regimento Interno CGMP, arts. 8º, IX e 10, X e XI). Atualmente, esse controle é realizado de maneira artesanal, em documentos de texto independentes para cada ficha funcional, acarretando trabalho demasiado à Corregedoria Geral para a manutenção destes dados. Ademais, esta descentralização das informações ocasionam a possibilidade de equívocos no preenchimento e possíveis perdas de dados, seja por falha humana ou tecnológica. Além disso, este processo faz com que o compartilhamento de informações a demais órgãos da Administração Superior do Ministério Público (Regimento Interno CGMP, art. 27, parágrafo único) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (Regimento Interno CGMP, art. 10, XIX) seja prejudicado, uma vez não haver consolidação de dados de todos os membros do MPE/AL, fazendo-se necessário o compartilhamento individualizado de cada ficha funcional em documento de texto. Desta forma, a Corregedoria Geral do MPE/AL possui grande demanda por uma ferramenta que possibilite, em um único sistema computacional, o recebimento e a consolidação de todos os assentamentos funcionais.

::: Objetivo

O objetivo precípuo do projeto “Sistema de Controle de Assentamentos Funcionais de Membros do MPE/AL” é a criação de ferramenta para tal consolidação. Com isto, a Corregedoria Geral terá, de forma centralizada e segura, todas as informações dos Membros do parquet. Seu uso também possibilitará que os Membros do MPE/AL possam enviar atualizações de suas informações, como mudanças de endereço, publicações de livros, figurações em listas tríplices, dentre outras, diretamente à Corregedoria Geral por meio deste sistema, bastando que este órgão autorize a atualização da informação, sem a necessidade de novos preenchimentos manuais. Há, também, a possibilidade de compartilhamento dos assentamentos, em sua totalidade ou de forma parcial, com outros órgãos da Administração Superior, nos casos em que se faz necessário, como também com o próprio Membro.

::: Escopo

O projeto consiste na criação de um Sistema de Controle dos Assentamentos Funcionais dos Membros do MPE/AL, contendo 3 módulos, sendo eles: 1) Módulo Corregedoria; 2) Módulo Membro; 3) Módulo Administração Superior. O Módulo Corregedoria será o consolidador das informações, de uso exclusivo da Corregedoria Geral. O Módulo Membro será utilizado pelos Membros do MPE/AL para enviar atualizações em seu assentamento, bem como consulta de suas informações. O Módulo Administração Superior será utilizado por demais órgãos da Administração Superior, como Procuradoria-Geral de Justiça e Conselho Superior do MPE/AL, contendo as informações dos assentamentos que forem pertinentes de compartilhamento com cada órgão.

::: Não Escopo

Dados não informados

::: Premissas

Colaboração entra a área demandante – Corregedoria-Geral do MP – e a equipe de TI, objetivando a especificação correta pela análise dos requisitos necessários ao desenvolvimento. Adotar as melhores práticas para desenvolvimento de sistemas e aplicativos. Considerar atributos de praticidade e facilidade para o uso do aplicativo por parte dos usuários.

::: Restrições

Não serão desenvolvidos aplicativos móveis.

RESPONSÁVEIS

Roberto Filipe de Almeida Coimbra

Manuella Goes da Fonseca

Karthalliane de Souza Medeiros

Wesley de Oliveira Calvalcante

CONTATOS

(82)2122-3544

filipe.coimbra@mpal.mp.br

Anexos

Últimos Projetos