Ministério Público do Estado de Alagoas

INOVA | Sistema de Gestão de Projetos e Processos

MP EMPODERADOR CRAÍBAS

Tipo: Projeto                                 Área Regional: Município de origem não informado

Status: Em elaboração                   Unidade: Unidade de origem não informada

::: Problema/ Oportunidade

O projeto MP Empoderador Craíbas é uma iniciativa do Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca que visa apoiar as comunidades do Município de Craíbas na resolução de conflitos e garantias de direitos. O município de Craíbas, localizado na região agreste do Estado de Alagoas, com população aproximada de 26 mil habitantes, é termo da Comarca de Arapiraca. Dada essa estrutura dos órgãos do poder judiciário, observa-se no referido município um distanciamento e dificuldade de acesso aos serviços e políticas públicas voltadas aos munícipes, a população craibense sempre se desloca ao município de Arapiraca na busca por acesso à justiça, à Defensoria Pública e ao Órgão do Ministério Público. Atrelado a essa dificuldade estrutural o município apresenta carências históricas da população, desigualdade social e desconhecimento de seus direitos. O Projeto MP Empoderador Craíbas atua no engrandecimento dessa população mais carente, levando educação, oportunidades, acesso a resolução de conflitos através dos métodos de Autocomposição e garantindo a autonomia dos atendidos. Com o deslocamento do Núcleo para um atendimento setorial (in loco) as Promotorias de Justiça aproximam-se da realidade social, das problemáticas enfrentadas, gerando maior resolutividade e agilidade, norteado sempre pela solução autocompositiva.

::: Objetivo

Apoiar o cidadão no fortalecimento de sua autonomia e da continuidade na resolução de seus conflitos por meio da autocomposição. Assegurar apoio, por meio de atendimento especializado, humanizado e multiprofissional, não discriminatório às vitimas de crimes, atos infracionais, violações de Direitos Humanos e catástrofes, priorizando a autocomposição, atuação em rede e a proteção de direitos. Estimular práticas autocompositivas no âmbito do Ministério Público de Alagoas; orientar o cidadão quanto aos seus direitos; encaminhar as demandas que exijam atribuições específicas para órgãos competentes públicos ou privados; atuar em parceira com a rede pública e/ou privada, na solução das demandas recebidas e utilizar dos meios de autocomposição possíveis com o intuito de fortalecer as partes envolvidas, visando a solução pacífica das demandas apresentadas.

::: Escopo

Espera-se com esse projeto realizar em média cinco atendimentos semanais em Craíbas, através da escuta ativa e dos métodos autocompositivos (mediação, conciliação e/ou negociação), atingindo a resolutividade de pelo menos 70% (setenta por cento) dos atendimentos realizados. Os atendimentos realizados constarão em planilha e serão catalogados mediante o tipo de atendimentos e quantidade de procedimentos realizados até a resolução da problemática apresentada, o acompanhamento ficará disponível para a Corregedoria-Geral, afim de auxiliar nos trabalhos de mensuração das práticas adotadas. Este projeto realizará intervenções sociais, realizadas mediante diagnóstico da gestão municipal e de Audiências Públicas nas comunidades mais vulneráveis do Município de Craíbas, posterior encaminhamento das demandas aos órgãos responsáveis, culminando na resolutividade de problemas coletivos.

::: Não Escopo

Esse projeto atua na aplicação dos métodos autocompositivos, especialmente mediação, conciliação e negociação, ficam resguardadas as atribuições do Promotor Natural quando em conflito com a execução do projeto. Núcleo de Autocomposição não é substituto de órgão de promotoria, todas as demandas estranhas às atribuições do projeto serão encaminhadas ao órgão/instituição de competência

::: Premissas

Utilizar os meios autocompositivos como prioridade na resolução de conflitos utilizando como base principalmente as legislações institucionais e as disposições do Código de Processo Civil. (RES.03/2019).

::: Restrições

Dados não informados

RESPONSÁVEIS

BRUNO DE SOUZA MARTINS BAPTISTA

CLÁUDIO JOSÉ MOREIRA TELES

JONATHAN DO NASCIMENTO MATOS

MAURÍCIO AMARAL WANDERLEY

RAPHAANNE FLORENTINO BARBOSA LEÃO

ROGÉRIO PARANHOS GONÇALVES

VIVIANE KARLA DA SILVA FARIAS

WARLLEY KALEU DA SILVA

CONTATOS

(82) 9 9117-6996

(82) 2122-3500

(82) 2122-3500

(82) 2122-3631

(82) 2122-3500

(82) 2122-3500

(82) 2122-3631

(82) 99800-5903

Anexos