Ministério Público do Estado de Alagoas

INOVA | Sistema de Gestão de Projetos e Processos

SEDE DE APRENDER: ÁGUA POTÁVEL NAS ESCOLAS

Tipo: Projeto                                 Área Regional: Município de origem não informado

Status: Em execução                   Unidade: Unidade de origem não informada

::: Problema/ Oportunidade

A atuação do Ministério Público Brasileiro foi determinante durante o período de suspensão das atividades presenciais e se mostra, do mesmo modo, imprescindível no contexto de retorno das atividades escolares presenciais, isso pois questões como busca ativa, adequação sanitária dos equipamentos escolares, diagnóstico e recuperação de aprendizagem dentre outros passam a ser pressupostos de normalização, adequação e eficiência do Direito à Educação, A rede estadual de ensino de Alagoas (Portaria SEDUC n° 9.975/2021) e diversos Municípios alagoanos (Decreto nº 72.438/2020) estão retomando as atividades presenciais, o que torna de suma importância a adoção de estratégias para reduzir as perdas decorrentes do período de atividades escolares remotas no referido retorno. Dentro deste contexto, o Projeto \”Sede de Aprender: Agua Potável nas Escolas\” é mais uma iniciativa do Núcleo de Defesa da Educação -NUDED/CAOP/MPAL e do Núcleo de Defesa do Património Público- NUDEPAT/CAOP/MPAL que, com vistas na constatação do IRB – Instituto Rui Barbosa, que denotou, com esteio no Censo Escolar, que Alagoas, nas suas redes de ensino estaduais, municipais e também privadas, conta com 129 escolas sem água potável, 33 sem água, 69 sem esgoto e 04 sem banheiro, visa recuperar a estrutura e condições das escolas das redes municipais e estaduais, isso com arrimo primeiro na solução de referidas mazelas isso sem se descurar das adequações necessárias no retorno das atividades presenciais no contexto da Pandemia da Covid-19. Serão apreciados aspectos das disponibilidades orçamentárias para a execução dos serviços necessários, bem como análise de eventuais reformas já realizadas nas escolas identificadas. O Projeto \”Sede de Aprender: Água Potável nas Escolas\” é instrumento que, no seu recorte especifico, vem a somar a atuação do Ministério Público de Alagoas em todas as áreas para efetivação do Direito à Educação, tudo com fundamento no art. 206, VII da Constituição de 1988, que preceitua, como principio, a garantia de padrão de qualidade da educação. Por certo que a qualidade do ensino está umbilicalmente ligada, também, aos materiais, equipamentos e insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

::: Objetivo

O primeiro ponto é a criação de peças processuais e extraprocessuais e sua disponibilização no sistema SAJMP a todos os Promotores de Justiça, desde Portarias aos oficios iniciais. Nesse rolar, a materialização e documentação do suposto fático, ou seja, o mapeamento da atual situação das escolas públicas tem que ser feito de forma prática, com sistematização de tópicos categorizados de acordo com o remédio jurídico respectivo. Com o levantamento da situação de determinada Escola, passa-se à fase de solução dos problemas encontrados. Como bem sabemos, o caminho extrajudicial é o primeiro a ser trilhado, com a realização de reuniões e expedição de recomendações. A elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta é passo e providência importante, acaso se verifique a possibilidade de solução extrajudicial do problema O ajuizamento de ação civil pública, com a utilização das novas técnicas de coerção do Novo CPC (Medidas Executivas Atipicas) é a arma última, eficiente e precisa na solução da demanda. Tudo, estratégias e peças, repete-se, é feito para que o Núcleo possa dar apoio e atuar, de fato, em conjunto com o Promotor Natural.

::: Escopo

O Projeto tem como produto a adequação e estruturação das escolas das redes estaduais, municipais e privada no que diz respeito às melhorias nas intalações físicas, mormente aquelas que ainda não apresentam estrutura adequada da rede de saneamento básico, oferta de água potável e banheiros.

::: Não Escopo

Não procede com instauração de procedimentos extrajudiciais ou judiciais, servindo como auxiliar dos Promotores Naturais para execução da forma que este entender mais adequada.

::: Premissas

Em alguns município o problema do fornecimento de água potável é de toda a comunidade. Existem escolas com outros problemas estruturais. Escolas em Zona rural possuem uma dificuldade maior de acesso a estas estruturas básicas.

::: Restrições

– Restrição de equipe; – Restrição de tempo em virtude das atividades desempenhadas pelos membros.

RESPONSÁVEIS

Dr. Delúsio de Gusmão Andrade

Dr. José Carlos Silva Castro

Dr. Kleber Valadares Coelho

Dr. Lucas Sachsida Junqueira Carneiro

CONTATOS

(82) 9 9003-6769

(82) 2122-3700

(82) 2122-3500

(82) 2122-5218

Anexos

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