As duas Promotorias de Justiça de Marechal Deodoro vão estar de casa nova a partir da próxima semana. Após um investimento de R$ 824 mil, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) estará entregando a sede recém construída, localizada na AL 215, s/n, no Barro Vermelho, numa solenidade marcada para ocorrer a partir das 10h.

Nesta quarta-feira (5), o procurador-geral de justiça em exercício, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, visitou as obras, acompanhado das duas promotoras de justiça que atuam na cidade, Amélia Campelo e Maria Aparecida Carnaúba. Segundo ele, a nova sede vai trazer mais conforto tanto para quem trabalha no MPAL quando para aquelas pessoas que buscam o atendimento da instituição. “É um prédio mais moderno e amplo que vai permitir que nossos promotores de justiça, servidores, estagiários e colaboradores possam exercer suas atribuições e tarefas num ambiente mais cômodo, com melhor infraestrutura. E, claro, a população será atendida com toda a comodidade que merece”, afirmou.

“Estamos nos preparativos finais, com o nosso pessoal do setor de engenharia trabalhando durante todo o dia para finalizar tudo até o início da próxima semana. E, na terça-feira, entregaremos o prédio à população de Marechal Deodoro”, assegurou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

A nova sede

As novas Promotorias de Justiça de Marechal Deodoro estão num prédio cuja área construída compreende 273 m², com recepção, as salas dessas duas promotorias, sala de apoio, sala de audiência, seis banheiros, copa, área de serviço e sala de CPD para controle e segurança dos equipamentos eletrônicos do prédio.

Já a área externa tem 654 m² de paisagismo com plantio de grama e calçamento em cimentado, sem falar nos 521 m² de estacionamento, que é de paralelepípedo e blocos intertravados de concreto.

E o imóvel foi construído pensando em oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência. Ele tem pavimentação em piso tátil de concreto nos passeios das calçadas externas e passeios internos que levam o cidadão até a entrada principal. Há também rampas de acesso para cadeirantes, corrimãos com guarda-corpo e banheiros públicos masculino e feminino executados de acordo com as normas técnicas de vigentes.

Na parte de segurança, o prédio possui um sistema de CFTV (circuito fechado de TV) que consiste na instalação de câmeras de segurança para monitoramento e transmissão direta das imagens para a sede do MPAL, tanto da parte interna quanto da parte externa das promotorias, bem como uma central de alarme.

Por fim, o prédio conta com sinalização de proteção contra incêndio e sistema de proteção contra descargas atmosféricas, todos executados respeitando o que determina a legislação.

O valor total da obra é de R$ 824.619,10, cujo orçamento foi executado em cerca de 320 dias.