Hoje foi dia de comemoração no Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL). Durante a manhã desta sexta-feira (6), ocorreu a solenidade do Prêmio “Excelência em Gestão de Projetos”, iniciativa pioneira da instituição que tem o objetivo de reconhecer, anualmente, seis projetos estratégicos de sucesso, bem como gerentes e membros das equipes que integram essas iniciativas. A cerimônia, que ocorreu seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, premiou ações coordenadas tanto por promotores de Justiça quanto por servidores.

Na área-fim, foi vencedor o projeto Transparência no Legislativo Alagoano, que visou a implantação de sítios eletrônicos com informações exigidas pela Lei da Transparência e a Lei de Acesso à Informação (LAI) em todas as câmaras municipais dos 102 municípios alagoanos. Ele é coordenado pelo promotor de Justiça José Carlos Castro. Os projetos Direitos Humanos em Pauta Direitos Humanos em Pauta – que leva noções de cidadania e de direitos sociais para alunos da rede pública de ensino – e Agosto Lilás – de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher – conquistaram a 2ª e a 3ª colocações na disputa. Eles são capitaneados pelas promotoras de Justiça Marluce Falcão, Hylza Paiva Torres e Maria José Alves.

“Criamos o Prêmio ‘Excelência em Gestão de Projetos’ em razão da necessidade de comunicação permanente da cultura de planejamento e gestão com foco na elaboração e execução de programas e projetos estratégicos no nosso Ministério Público. Ele, além de elevar os índices de adesão e compromisso aos projetos institucionais, reconhece a excelência dos resultados alcançados, em especial pela atuação dos promotores de Justiça e servidores que, de forma tão dedicada, foram protagonistas de iniciativas que fizeram a diferença não somente internamente, dentro da instituição, mas também na vida da população, mostrando o quanto o MP tem papel de transformação social”, afirmou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, procurador-geral de Justiça.

A assessora de planejamento estratégico do MPAL (Asplage), Stella Valéria Cavalcanti, também reconheceu a importância da premiação. “São projetos alinhados ao planejamento estratégico da nossa instituição e mostram o quanto seguir os objetivos traçados, as estratégias e iniciativas previstas no plano estratégico 2011-2022, bem como nos planos gerais de atuação dão frutos positivos. Vamos seguir trabalhando nesse contexto de incentivar que membros e servidores planejem suas ações, assim, tudo fica mais fácil de alcançar grandes resultados”, disse a promotora de Justiça.

O promotor de Justiça José Carlos Castro, que conquistou o 1º lugar, falou da alegria por ter recebido o prêmio. “Esse prêmio é fruto de um trabalho coletivo que envolve membros e servidores. Todos são merecedores também. E o que nos deixa mais satisfeitos é saber que o projeto conseguiu fazer com que 100% das câmaras municipais implantassem seus portais de transparência. Partimos de um número muito baixo de legislativos que tinham sítios eletrônicos, eram apenas 24, e apenas um deles tinha dados satisfatórios. Hoje, mais de 80 câmaras conseguiram atingir um nível de qualidade na transparência com nota acima de 8, o que mostra que o trabalho foi exitoso, comemorou ele.

Área meio

Já entre os projetos apresentados pelos servidores do Ministério Público Estadual de Alagoas, o 1º lugar ficou com o Aplicativo Ouvidoria MPAL, app colocado à disposição da sociedade para que ela possa apresentar suas dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios sobre temas relacionados ao MPAL ou assuntos envolvendo fatos praticados por outros órgãos e agentes públicos ou privados. E, no pódio, seguiram os projetos Clima Organizacional – examinar o clima organizacional do Ministério Público de Alagoas e adequar a política de gestão de pessoas – e Sistema de Gestão de Estagiários e Voluntários – iniciativa criada para atender a necessidade informacional da ESMPAL e da Diretoria Geral com um sistema informatizado para a gestão de estagiários e voluntário.

“É uma sensação muito gratificante, o reconhecimento do primeiro lugar entre os projetos da área meio, lembrar das dificuldades superadas na execução do projeto e que ao final, logramos o êxito do resultado esperado: a disponibilização para o uso pelo cidadão alagoano do aplicativo da Ouvidoria para os sistemas Android e iOS. Gostaria de estender e ressaltar a importância da equipe do projeto pela premiação”, afirmou Vitor Ribeiro, gerente da iniciativa vencedora.

O evento também premiou os gerentes de projetos e membros de equipes. Venceram Andreza Galindo Alves de Queiroz, Flávio Vasconcelos de Brito e Vitor Luiz Pereira Ribeiro.

Além do chefe do MPAL e da assessora de planejamento estratégico, estavam presentes o ouvidor-geral do Ministério Público, procurador de Justiça Lean Araújo, o secretário do Colégio de Procuradores, promotor Humberto Pimentel, o diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, o diretor-geral da instituição, Carlos Cabral, o diretor de tecnologia da informação, Marcel de Castro, e a gerente de projetos da Asplage, Renata Teixeira. Já de forma on-line, acompanharam a cerimônia os procuradores de Justiça Valter Acioly – atual subprocurador-geral administrativo institucional, Walber Valente de Lima – corregedor-geral, Antônio Arecippo, Marcos Méro, Maurício Pitta, Eduardo Tavares e Denise Guimarães e a promotora de Justiça Maria José Alves. 

A escolha dos finalistas

Ao todo, 18 projetos da área fim foram inscritos no prêmio, enquanto houve seis inscrições da área meio. Os seis finalistas foram escolhidos pela comissão criada pela chefia do MPAL, que foi composta por integrante das seguintes áreas: Corregedoria-Geral, Ouvidoria, Centro de Apoio Operacional (Caop) e Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica.

E, para tal escolha, o colegiado levou em consideração critérios como alcance social, alinhamento ao planejamento estratégico do Ministério Público, produção de resultados efetivos, contribuição para os indicadores e metas institucionais e nível de abrangência das ações e seus respectivos resultados.

Já para definir os melhores gerentes de projetos, a comissão avaliou dedicação aos objetivos da iniciativa, comprometimento, atendimento à metodologia, cumprimentos dos prazos pactuados, entregas planejadas e relatórios previsto.

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