Começou, nesta terça-feira (5), a capacitação de promotores de justiça e servidores do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) no “sistema conecta”, que tem a finalidade de fazer gravações de oitivas e audiências, duas das principais atividades que fazem parte da rotina desses profissionais. O investimento feito pela Procuradoria-Geral de Justiça foi de cerca de R$ 365 mil.

De acordo com Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, chefe do MPAL, o sistema conecta foi adquirido com o objetivo de facilitar o trabalho dos integrantes da instituição. “O Ministério Público vem buscando otimizar os recursos tecnológicos a fim de proporcionar aos membros e servidores o aumento de produtividade por meio da modernização do seu ambiente de trabalho. E, com a aquisição dessa ferramenta, estamos apostando em uma verdadeira transformação digital com segurança e efetividade laboral”, disse ele.

“Sem dúvida alguma, é um software que trará, além da produtividade, mais celeridade, acessibilidade e transparência ao trabalho do MP”, acrescentou o procurador-geral de justiça.

Os detalhes do sistema

Marcel de Castro, diretor de Tecnologia e Informação do Ministério Público, informou que o sistema é uma solução de gravação audiovisual de oitivas e audiências, compreendendo licenças do sistema digital SEAL Conecta e um conjunto de câmeras profissionais e microfone ambiental de última geração. “Foram adquiridas 75 licenças perpétuas de software de gravação, 125 microfones USB omnidirecional, 135 webcam HD, 4 Hubs USB, transferência de conhecimento (treinamento) e suporte técnico”, detalhou. E tudo isso equivaleu ao investimento de R$ 365.130,50.

“O sistema de gravação digital é um software moderno e intuitivo que permite a captura e o armazenamento de forma criptografada de atos processuais em áudio, vídeo e texto, garantindo agilidade e segurança na tomada de depoimentos, além de facilitar a acessibilidade às partes interessadas ao ocorrido em audiências, oitivas e eventos. Com isso, a ferramenta e os equipamentos disponibilizados serão capazes de registrar as imagens e sons com qualidade, de forma a não se perderem expressões faciais, gestos ou palavras proferidas no transcurso da tomada dos depoimentos”, detalhou o diretor de TI.