O Projeto Recomeçar, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), foi fruto de um convênio entre o Senac Alagoas e a Prefeitura de Rio Largo, com o objetivo de oferecer capacitação profissional gratuita a jovens em situação de vulnerabilidade social, especialmente adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. A iniciativa visa prepará-los para o mercado de trabalho, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ampliando suas oportunidades de qualificação e inserção profissional na região, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
O convênio terá vigência de 12 meses, permitindo que as ações desenvolvidas impactem a comunidade ao longo de um ano.
O Senac Alagoas ficará responsável pela publicação dos editais com os cursos e vagas disponíveis, além de fornecer instrutores, materiais didáticos e, se for o caso, acesso às plataformas de ensino online.
A Prefeitura de Rio Largo será responsável pela divulgação dos editais, captação de candidatos e orientação sobre os pré-requisitos para matrícula. Também fornecerá a infraestrutura necessária para as aulas, como energia elétrica, internet, banheiros e água potável, além de zelar pela manutenção e segurança da Carreta-escola, se for utilizada.
Para o promotor de Justiça Kleber Valadares, da 1ª Promotoria de Justiça de Rio Largo, essa é uma oportunidade significativa para que esses jovens possam construir um futuro promissor. “Vejo essa iniciativa como um ponto de partida para que eles tenham a chance de ingressar no mercado de trabalho, conquistar uma vida digna e realizar seus sonhos”, destacou.
Transformação social com o projeto Recomeçar
O projeto Recomeçar, iniciativa dos promotores de Justiça Viviane Karla e Maurício Wanderley, tem impactado positivamente a vida de jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades reais de qualificação profissional e reintegração social. A iniciativa transforma realidades, ampliando as perspectivas de futuro e permitindo que muitos participantes conquistem colocações no mercado de trabalho.
Os cursos ofertados e os critérios de participação serão divulgados em breve, por meio de editais. A expectativa é de que o convênio beneficie centenas de pessoas, fortalecendo a cidadania e o acesso ao mercado de trabalho.
Imagem: Freepik