Esta quarta-feira (16) foi um dia de aula atípico para os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Santos Dumont, que fica no município de Rio Largo. Logo pela manhã, os jovens estiveram na sede do Ministério Público de Alagoas (MPAL), em Maceió, mais especificamente no Memorial Desembargador Hélio Cabral, para conhecer melhor a história da instituição e a sua atuação pelo bem-estar da população alagoana. O Memorial conta com a curadoria da procuradora de Justiça Kícia Oliveira Cabral Vasconcellos e tem como coordenadora Gisela Pfau.

“A visita dos estudantes é extremamente importante. Eles precisam conhecer o que é o Ministério Público, qual é o papel do MP na sociedade, conhecer a história, visitar o museu. É interessante que eles conheçam os direitos e deveres que têm como cidadãos, que saibam mais sobre a Democracia. É preciso colocar esses temas em evidência. Esse é o papel que nós temos: levar a informação e a história aos estudantes, o futuro do nosso país”, declarou a coordenadora do Memorial.

Além de conhecer o acervo, que ajuda a contar a história do Ministério Público de Alagoas, os estudantes também puderam saber um pouco mais sobre a atuação da instituição com o bate-papo que tiveram com o promotor de Justiça Humberto Bulhões. Entre os assuntos abordados, ele fez questão de destacar o trabalho desenvolvido pelos membros do MP em prol da sociedade alagoana.

“Eles vieram conhecer o Ministério Público, onde a gente, de forma sucinta, tentou demonstrar o papel fundamental que o MP tem tanto no âmbito estadual como no âmbito federal. Buscamos demonstrar a importância do Ministério Público na defesa dos direitos da Infância, da Juventude, Meio Ambiente, do Idoso, do Patrimônio Histórico. Isso é necessário, principalmente nesse momento da vida deles. Eles estão em uma fase onde escolherão suas profissões, seus destinos”, comentou o promotor.

Alunos

A visita ao Memorial despertou a curiosidade da estudante Maria Beatriz da Conceição. A aluna gostou de aprender mais sobre a história do Ministério Público e das pessoas que atuaram na instituição. “Nós enquanto estudantes achamos muito legal conhecer a história de Alagoas, uma história que faz parte da nossa vida e dos nossos antepassados. Conhecer a história de Hélio Cabral e tudo que ele fez para o estado de Alagoas”, relatou a jovem.

Já para a aluna Anna Klara Ferreira, o que mais chamou a sua atenção durante a visita foi a representatividade feminina no Ministério Público. “Demorou um bom tempo para as mulheres conseguirem o seu lugar aqui. Mas elas chegaram e conseguiram fazer muito bem o seu trabalho. Eu achei muito legal a ação das promotoras e procuradoras. A parte da representatividade feminina foi incrível para mim”, destacou.

O estudante Gabriel Luiz da Silva acredita que visitas como essa feita ao MP ajudam a aproximar a população do poder público. “Eu acho muito importante conhecer a história do Ministério Público. Isso é algo que a gente precisa conhecer. É algo nosso, patrimônio público. Muitas pessoas não têm a oportunidade de fazer uma visita como essa. A escola disponibilizar algo assim é essencial”, relatou.

A gestora da Escola Estadual Santos Dumont, Áurea Vasconcelos, acredita que experiências como essa ajudam na formação dos alunos, seja complementando o que eles aprendem na escola sobre a história de Alagoas, seja apresentando aos jovens outras oportunidades de carreira através da atuação dos promotores e procuradores.

“Muitos dos nossos alunos são de comunidade e muitas vezes não têm a oportunidade de experiências que podem parecer tão simples, como conhecer um órgão público. Mas a gente tenta sempre fazer o que estiver ao nosso alcance para que eles possam ter oportunidades diferentes. Isso só acontece saindo dos muros da escola”, pontuou a gestora.

Fotos: Claudemir Mota