A Diretoria de Comunicação do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) foi a grande vencedora da 28ª edição do Prêmio Braskem de Jornalismo, na categoria Assessoria de Imprensa, com o case “Agosto Lilás”. A equipe concorreu com 18 trabalhos feitos por outras assessorias públicas e privadas. A solenidade de premiação aconteceu no último sábado (18), no Armazém Usina, no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió.

O 1º lugar do prêmio foi concedido ao “Agosto Lilás”, um trabalho que, durante todo aquele mês, levantou a discussão sobre o combate a violência doméstica e familiar contra a mulher. A campanha envolveu dois comerciais (TV e rádio), 50 artes para Facebook, Instagram e Twitter, 10 vídeos com depoimentos de vítimas para as redes sociais, cartazes, panfletos, eventos e várias reportagens sobre o tema.

Para as artes que ganharam as mídias sociais, promotores e procuradores de justiça – incluindo os membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), servidores, estagiários, juízes, influenciadores digitais, empresários, atletas, artistas e apresentadores de TV aceitaram o convite para se engajar na campanha e apareçam em fotos com cartazes que traziam frases de combate a violência contra a mulher. Já para os comerciais, a Dicom contou a história de vítimas dos mais diferentes tipos de agressões: psicológica, física, sexual e patrimonial. E, ao apelar para o lado da responsabilidade social, a chefia do MPE/AL conseguiu convencer os veículos de comunicação de televisão e rádio para veicularem o VT e o spot sem custo à instituição.

“Foi um trabalho suado, fruto de um grande esforço coletivo. A dedicação a essa campanha foi extraordinária e a Diretoria de Comunicação está de parabéns. O prêmio foi merecido e nós estamos orgulhosos da nossa equipe”, declarou o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

“Estamos imensamente felizes por toda a equipe. A premiação foi o reconhecimento a um trabalho feito com tanto cuidado e zelo. O Agosto Lilás continua sendo muito importante para mim e para todos aqueles que abraçaram a causa”, disse a promotora de justiça Maria José Alves, coordenadora da campanha.

Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher e integrante do projeto Direitos Humanos em Pauta, a promotora Hylza Paiva também comemorou a vitória do 1º lugar. “A Dicom engradece o nosso Ministério Público. Presenciei bem de perto o olhar brilhante de vocês quando estavam fazendo os vídeos. Cada detalhe teve um cuidado especial e a campanha foi maravilhosa. A Comunicação realmente vestiu a camisa do Agosto Lilás”, afirmou ela.

“Eu tenho muito orgulho de pertencer a uma equipe tão dedicada e comprometida que, para colocar essa campanha nas ruas, trabalhou, por muitos dias, durante os três turnos. E esse foi um trabalho construído a muitas mãos. A adesão foi tão grande que chegou a nos surpreender. Nossos agradecimentos a todos os membros, servidores e estagiários do MP que participaram do projeto e aos demais atores que se doaram tanto. E uma gratidão especial as quatro corajosas mulheres que se vestiram de uma grande coragem e nos permitiram contar suas trágicas histórias. Também precisamos agradecer ao jornalista Ricardo Moresi, que emprestou sua voz aos comerciais, à produtora de vídeo Preview Digital, que gentilmente nos cedeu o estúdio para gravarmos os depoimentos com as vítimas, e à imprensa que, tanto veiculou gratuitamente a campanha, quanto fez uma cobertura incrível. Foi o envolvimento de tanta gente do bem que resultou nisso, que trouxe esse prêmio para o Ministério Público. E é por isso que ele pertence a cada uma dessas pessoas”, comentou Janaina Ribeiro, diretora de comunicação do MPE/AL.

E a campanha, segundo a promotora Maria José Alves, conseguiu o objetivo esperado, uma vez que aumentou o número de denúncias na Promotoria de Justiça de Prevenção e Combate a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em mais de 25%.

A concorrência

A 28ª edição do Prêmio Braskem de Jornalismo bateu recorde de inscrições. Ao todo, nas 13 categorias, foram 310 trabalhos. Promovido em parceria entre a Braskem Alagoas e o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), o evento tem o objetivo de incentivar o aprimoramento da produção jornalística no Estado.

Este também foi o ano que a categoria Assessoria de Imprensa recebeu o maior número de trabalhos inscritos. A Dicom do Ministério Público teve outros 18 concorrentes. Mas, para a final, apenas cinco cases foram selecionados. Confira o resultado dos principais finalistas:

Dicom do MPE/AL: “Agosto Lilás” (1° lugar)

Acássia Deliê (IFAL): “Escola em Libras” (2° lugar)

Carlos Madeiro (UFAL): “Rádio Bienal é novidade na oitava Bienal Internacional do Livro de Alagoas” (3° lugar)

Elaine Rodrigues (TJ/AL): “Adoção: Três histórias de amor” (4° lugar)

José Roberto Miranda (Prefeitura de Penedo): “Sincretismo religioso em Penedo” (5° lugar)