O delegado-diretor da Polícia Judiciária Metropolitana, Carlos Alberto Reis, apresentou à Corregedoria Geral do Ministério Público Estadual o sistema de virtualização de inquéritos chamado SISPOL WEB, utilizado pela Polícia Civil. Desde o início de março, a polícia passou a confeccionar os autos de prisão em flagrante delito e demais procedimentos cartorários na ferramenta digital, que possibilitará a automação das peças. O sistema também acelerá o envio do inquérito policial concluído, com o respectivo relatório, ao Ministério Público.

O delegado-diretor do Departamento de Estatística e Informática da Polícia Civil, Medson Maia, realizou uma demonstração do software. O delegado fez o preenchimento online dos dados de um flagrante, mostrando que as informações do processo são automaticamente salvas no banco digital. Medson Maia afirmou também que o instrumento digital tem como objetivo otimizar e aumentar a produtividade dos trabalhos da Polícia Judiciária. Paralelo ao novo recurso tecnológico de consulta, os membros do MPE terão acesso à documentação em material impresso.

Celeridade

De acordo com a delegada-adjunta da Polícia Civil, Kátia Emanuelly Cavalcante, a Central de Polícia da Capital (CPC) já faz uso do SISPOL WEB. A delegada também afirmou que a CPC possui dois delegados que se revezam em plantões de 24h, além de uma equipe para atender a demanda de autos de prisão em flagrante da capital, com exceção dos crimes de homicídios, tentados e latrocínios. Segundo Kátia Emanuelly, o principal objetivo da Delegacia Geral da Polícia Civil é concluir, no mínimo, 12 inquéritos policiais por mês.

O corregedor-geral do MPE, Márcio Roberto Tenório, elogiou a iniciativa da Polícia Civil por dar celeridade a apuração e elucidação de crimes, facilitando assim a atuação do Ministério Público na esfera penal. Márcio Roberto afirmou que a Corregedoria Geral do MPE é parceira na efetivação do sistema digital na capital e em todo o estado.

Além das autoridades citadas, participaram da reunião os promotores de Justiça Humberto Bulhões, Roberto Salomão, Adriana Moreira, Karla Padilha e Cintia Calumbi.a