O Memorial Desembargador Hélio Cabral do Ministério Público do Estado de Alagoas (MDHC-MPE/AL) recebeu em dezembro a visita do consultor de sistemas de informação Carlos Alberto Ferreira dos Santos, da Emerion Consultoria de Sistemas de Informação. A reunião com o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, e com a promotora de Justiça e curadora do Memorial, Kícia Oliveira Cabral de Vasconcellos, tratou do Sistema de Catalogação de Acervo Museológico (SCAM8), que já esta no final da 1ª etapa da implantação.

Na reunião, o consultor Carlos Alberto apresentou ao procurador as virtudes do SCAM8. Em caso de furto ou roubo o sistema emite a notificação de segurança completa do ocorrido a órgãos como Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Conselhos de Cultura, Policia Federal, entre outros. Também é possível controlar o tipo de restauro e identificar o restaurador responsável, a data da restauração e a previsão de retorno, documentando todo o histórico de cada obra, além de gerenciar os empréstimos feitos ou recebidos, o destinatário do empréstimo e a data prevista para a devolução.

O sistema dispõe de ferramentas que detalham o procedimento de higienização do acervo, já prevendo a data do próximo procedimento, que permite um controle total da conservação. Com relação a auditorias, o SCAM8 possibilita registro que dá total transparência ao administrador sobre eventuais manipulações dos dados do acervo.

“O SCAM8 é o sonho de todo profissional da área porque é um sistema completo e sofisticado. Permite catalogar, gerenciar e controlar todo o acervo de forma segura. Entre gestão e controle estão a higienização, restauração, empréstimos, reserva técnica, procedimentos de auditoria entre outros, possibilitando uma gestão ampla.” a coordenadora-geral do MDHC-MPE/AL, Gisela Pfau.