Em breve qualquer cidadão poderá ter acesso a um mapa onde estarão elencadas todas as ações públicas oferecidas às crianças e adolescentes em Maceió. Bastará um click para descobrir a localização de escolas, unidades de saúde, serviços assistenciais, atividades culturais e esportivas. Os passos para a finalização desta ferramenta foram dados durante um encontro, realizado nesta quarta-feira (22), capitaneado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) é que envolve várias instituições que cuidam de políticas públicas nesse segmento.

Os órgãos que participaram da reunião integram a rede de atendimento à criança e ao adolescente de Maceió e são os responsáveis por repassar as informações contidas no mapa. Ainda durante o encontro, ficou definida a realização de reuniões setoriais para as adaptações necessárias na ferramenta.

“O Ministério Público é responsável por receber as informações que alimentarão o mapa. Nesta reunião, apresentamos um esboço da ferramenta e fizemos pequenos ajustes nessas informações. A partir de agora, vamos setorizar esses encontros para os últimos acertos. Depois disso, finalizaremos o mapa”, disse a promotora de Justiça, Alexandra Beurlen, titular da 11ª Promotoria de Justiça da Capital.

Assim que estiver pronto, o mapa será colocado no site do MPE/AL e poderá ser acessado por qualquer pessoa interessada em saber dos serviços oferecidos na área. “Essa ferramenta mostrará os bairros onde estão os órgãos e os serviços ofertados por eles. Isso agilizará o atendimento e a troca de informação entre as instituições. Além disso, quando acessar o serviço, o cidadão também terá detalhes de cada participante da rede e como poderá chegar até eles”, acrescentou a promotora de Justiça.

Outra finalidade para o mapa é a comparação com o levantamento das áreas com maior incidência de fatos violentos na capital alagoana. Segundo os organizadores da ferramenta, esse dado em específico deverá mostrar lacunas do oferecimento dos serviços ou mesmo os resultados obtidos por cada instituição.