ASPLAGE

Tamanho da Fonte:

Plano Estratégico 2011-2022

Plano Plurianual 2012-2015

Lei Orçamentária anual

 

IDENTIDADE INSTITUCIONAL

Missão

Estabelece o que a instituição pública faz hoje, para quem o faz e o que ela deseja alcançar no futuro. É uma declaração explícita das razões de sua existência. Na declaração da missão, o propósito é estabelecido, normalmente, em termos do papel social desempenhado pela instituição.

"Defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses da sociedade com o intuito de garantir a cidadania e possibilitar o desenvolvimento sustentável.”

 

Visão

Estabelece o que a instituição pública quer ser no futuro. É o que se sonha. A perseguição desse sonho é o que deve manter a instituição viva. É o que a energiza e inspira. A visão impulsiona a instituição, enquanto a missão dá rumo a ela.

Ser uma instituição de excelência, transformadora da realidade social e referência na concretização dos princípios constitucionais.”

 

Valores

São os princípios – guia da instituição – que são incorporados à sua maneira de agir. São conjuntos de padrões éticos que norteiam a sua vida cotidiana e a dos seus integrantes. Mais do que uma simples declaração de princípios, os valores se revelam pelas atitudes e comportamentos que a instituição adota diante dos desafios que enfrenta ao longo de sua existência.

 

HONESTIDADE é a capacidade de agir conforme os valores institucionais e os preceitos legais, morais, justos e éticos.

COMPROMISSO é a disposição, a atitude e a responsabilidade para com a instituição e a sociedade.

CONHECIMENTO é o conjunto das experiências pessoais e institucionais acumuladas, constantemente aprimoradas e compartilhadas.

UNIDADE é a coordenação, uniformização e harmonia das ações e dos integrantes com o fim de fortalecer a identidade una e indivisível do Ministério Público.

 

Políticas Institucionais

Diretrizes gerais que expressam os limites dentre os quais as ações da instituição e de seus integrantes devem se desenvolver, no cumprimento da missão para o alcance da visão. Devem ser coerentes com os limites éticos estabelecidos pelos valores compartihados pela organização.

 

VALORIZAR OS RECURSOS HUMANOS (AS PESSOAS)

Proporcionar às pessoas um ambiente de trabalho motivador, dotado de oportunidades para o pleno desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e das atitudes.

 

FOMENTAR A PRÓ-ATIVIDADE

Estimular a postura antecipativa e a inovação constante com foco na atuação resolutiva.

 

BUSCAR A EXCELÊNCIA

Promover uma gestão pautada nos padrões de excelência.

 

FORTALECER A UNIDADE INSTITUCIONAL

Fomentar a atuação de forma integrada.

 

PROMOVER A COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL

Fomentar o estabelecimento de parcerias estratégicas com foco no atendimento das demandas da sociedade.

Fatores críticos de sucesso

São pré-condições internas, de diferentes naturezas, relacionadas tanto a seus ativos tangíveis quanto aos intangíveis e essenciais para que a instituição atinja seus objetivos.

- Alcance da autonomia orçamentária;

- Desenvolvimento dos recursos humanos;

- Eficiência na gestão;

- Fortalecimento da unidade institucional;

- Implantação da inteligência estratégica;

- Manutenção da boa imagem perante à sociedade;

- Melhoria da comunicação.

 

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas