O procurador de Justiça Afrânio Roberto Pereira de Queiroz e os promotores de Justiça Humberto Pimentel e Carlos Omena Simões foram designados pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, para compor a comissão responsável pela realização do 2º Concurso Público para Servidores do Ministério Público Estadual. Desde então, eles estão engajados na construção de todo o processo seletivo, como a análise de existência de vagas e a contratação da entidade responsável pela aplicação das provas. O certame visa preencher os espaços que estão vagos, já que o último concurso foi realizado em 2006. A previsão é de que o edital fique pronto entre abril e maio, com as nomeações acontecendo no segundo semestre.

De acordo com o procurador Afrânio Roberto, presidente da comissão, já está sendo feita uma consulta com entidades especializadas em concursos públicos para saber quem ficará responsável pela elaboração das provas. Depois disso, será estabelecido um calendário para inscrições, provas, recursos, resultados, nomeações e posses dos novos servidores. Ele explicou que é prioridade da atual gestão do MPE convocar com a maior agilidade os concursados, já que a ampliação das atividades desenvolvidas em defesa do cidadão tem cobrado uma maior presença do Ministério Público na sociedade em Alagoas. “Acreditamos que em seis meses tudo estará pronto”, afirmou.

Em paralelo, o promotor Humberto Pimentel, coordenador do Centro de Apoio do Planejamento Estratégico, está fazendo um levantamento do número de vagas em aberto existentes no quadro de servidores. Ao mesmo tempo, o promotor também produz o texto de um projeto de lei para apresentação na Assembleia Legislativa com modificações nos quadros e a criação de novas funções. Inicialmente, está prevista a abertura de concurso público para o preenchimento de aproximadamente 30 vagas.