Hoje foi dia de celebração no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Durante a manhã desta sexta-feira (28), ocorreu a solenidade do Prêmio “Excelência em Gestão de Projetos”, iniciativa que tem o objetivo de reconhecer, anualmente, seis projetos estratégicos de sucesso, bem como os melhores gerentes das equipes que integram essas iniciativas. A cerimônia premiou ações coordenadas tanto por promotores de Justiça quanto por servidores. E, para a edição deste ano, foi lançada uma categoria especial.
A solenidade foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, que ressaltou a importância da honraria: “Esse prêmio, para além de reconhecer as iniciativas mais revelantes desenvolvidas durante o ano, é uma forma da instituição, agradecer, valorizar e incentivar ainda mais o comprometimento de cada membro e servidor na área de planejamento e gestão dentro do Ministério Público de Alagoas. Inclusive, o nome do prêmio, que traz a palavra excelência em sua composição, foi citada por Aristóteles, lá atrás, quando ele disse que a ‘excelência não é um ato isolado, mas um hábito construído por meio da repetição constante de boas ações’. Então, é isso que estamos fazendo aqui, repetindo ações que são capazes de transformar a vida das pessoas”, declarou o chefe do MPAL.
A assessora de planejamento estratégico do Ministério Público (Asplage), Stela Valéria Cavalcanti, também reconheceu a importância da premiação. “São projetos alinhados ao planejamento estratégico da nossa instituição que mostram o quanto seguir os objetivos traçados, as estratégias e iniciativas previstas no nosso plano estratégico, bem como nos planos gerais de atuação dão frutos positivos. Continuaremos trabalhando nesse contexto de incentivar membros e servidores a planejarem suas ações, assim, torna-se mais fácil alcançarmos grandes resultados”, disse ela.
A comissão julgadora do prêmio foi formada, além dela, pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), promotor José Antônio Malta Marques, e pela promotora de Justiça Adriana Gomes. E, para os vencedores, esse colegiado levou em consideração critérios como alcance social, alinhamento ao planejamento estratégico do Ministério Público, produção de resultados efetivos, contribuição para os indicadores e metas institucionais e nível de abrangência das ações e seus respectivos resultados.
“Quero parabenizar todos os finalistas e vencedores, são projetos e ações que muito orgulham o nosso Ministério Público. Quero, inclusive, agradecer por ter composto a comissão julgadora, porque tive a oportunidade de conhecer, mais de perto, algumas dessas iniciativas. Fico feliz também por saber que algumas das iniciativas premiadas são vinculadas ao Caop, cuja razão de existir é ser um facilitador e órgão de apoio às promotorias”, afirmou o promotor José Antônio Malta Marques.
Os vencedores da área fim
Na área-fim, o grande vencedor foi o projeto “MPAL de Mãos Unidas contra o Feminicídio”, coordenado pelos promotores de Justiça Antônio Malta Marques, Márcio Dórea, Ariadne Dantas e Mirya Ferro. “Nós temos andado por toda Alagoas levantando uma bandeira importante, que é a de enfrentamento à violência doméstica, visando justamente reduzir o número de feminicídios que ocorrem aqui no estado. Estamos pleiteando junto aos municípios a adoção de diversas medidas, dentre elas, a criação da Secretaria da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, para além de grupos reflexivos. Tudo isso no intuito de promover a conscientização e criar uma cultura onde a violência não tem espaço para se perpetuar. Então, receber esse prêmio é sinal de que esse trabalho está dando certo”, declarou Márcio Dórea.
O projeto Barragem Segura, da promotora de Justiça Lavínia Fragoso, ficou em 2º lugar, enquanto o Expresso Profissionalizante, do promotor de Justiça Maurício Wanderley, foi reconhecida como a terceira melhor iniciativa deste ano de 2025.
Os premiados da área meio
Na área meio, o 1º lugar ficou com o Sistema Zeus, da Escola Superior do MPAL e da Diretoria de Tecnologia da Informação. “O Zeus é uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela DTI que cuida do processo seletivo para estagiários do MP. Ele elabora a prova de seleção, aplica esse teste individualmente, corrige, divulga o resultado e abre espaço para recursos, ou seja, é uma ferramenta que gerencia todo esse processo de concorrência. Estamos felizes e orgulhosos por essa conquista, ela é fruto de um trabalho excepcional desenvolvido de forma parceira e comprometida”, afirmou o diretor da Escola Superior, promotor de Justiça Marcus Rômulo Maia de Mello.
A série de vídeos para as redes sociais sobre as atribuições de promotorias de Justiça da capital e do interior e dos órgãos ligados a administração superior do MPAL, desenvolvido pela Diretoria de Comunicação, conquistou o 2º lugar. Já o MP pra você, vinculado ao Cerimonial, ficou com a 3ª colocação.
Categoria especial
Este ano foi lançada a categoria especial “Resultados socialmente relevantes”. Nela, a comissão julgadora considerou os seguintes critérios: amplitude geográfica, resultados mensuráveis, articulação e parcerias e replicabilidade.
Projetos, programas, campanhas e ações puderam participar, desde que comprovassem dados relativos a impacto relevante e grande alcance na sociedade. A ação ‘Recuperação de Ativos’, que atua no combate à sonegação fiscal em Alagoas e é coordenada pelo GAESF, tendo à frente os promotores de Justiça Cyro Blatter e Anderon Cláudio Barbosa, levou o troféu de 1º lugar. “O GAESF recebe com imensa alegria o reconhecimento pelo trabalho que está sendo feito de enfrentamento à sonegação fiscal em Alagoas. Esse troféu é de todos que integram o nosso grupo: promotores, analistas, estagiários, policiais. É importante também destacarmos que a atuação desse colegiado já resultou na recuperação de cerca de R$ 83 milhões para os cofres do estado, seja por meio de ações penais ajuizadas, seja através de acordos formalizados”, detalhou Anderson Claúdio.
Os projetos Formação Continuada Nacional Aprender a Proteger e Ministério Público e Parceiros da Comunidade receberam menção honrosa pelos trabalhos desenvolvidos.
Gerentes com trabalho reconhecido
E ainda teve premiação para os melhores gestores de projetos. Os troféus de 1º, 2º e 3º lugares foram entregues aos servidores Raphaanne Florentino Barbosa Leão, Laís Menezes Braga e Alyson Elvis Lima Balbino. Eles foram avaliados quanto ao atendimento da metodologia, cumprimento de prazos, regularidade de envio dos relatórios, entregas, participações em eventos de capacitação e prestação de contas das ações e resultados.













































