Membros do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) participaram, de 11 a 14 deste mês, do XXVI Congresso Nacional do Ministério Público, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Com o tema central “O MP do Futuro: Democrático, Resolutivo e Inovador”, o evento, que foi uma iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), reuniu integrantes do MP de vários estados e colocou em discussão assuntos que permeiam a atividade de seus integrantes no dia a dia, voltados aos desafios da sociedade atual.

Entre os assuntos discutidos, estavam: saúde pública, saneamento básico, defesa do Estado de Direito e combate à criminalidade, MP resolutivo e justiça negociada, revolução digital, feminicídio, violência e perspectiva de gênero, processo estrutural e tutela democrática dos direitos fundamentais, tutela de vulneráveis e grupos minoritários, atenção à saúde mental, entre outros assuntos.

O MPAL foi representado pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, que esteve no primeiro dia de atividades, além da procurada de Justiça Neide Camelo e dos promotores de Justiça Marília Cerqueira, Marcus Rômulo, Jheise Gama, Ilda Reis, Amélia Adriana, Norma Suely e Lucas Sachsida. A ministra Marluce Caldas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é ex-procuradora de Justiça do MPAL, também marcou presença.

Foram discussões sobre temas atuais que nos ajudam a entender melhor os meandros dessas temáticas nos respectivos contextos e a vislumbrar os necessários avanços institucionais a partir da preservação de nossa atuação em seus preceitos fundamentais. O MP tem como visão o agir diante dos desafios que se apresentam na perspectiva da resolutividade e da articulação com vistas à composição, quando possível, à prevenção, à resolução, à reparação, de forma proativa em busca de uma entrega social mais rápida e eficaz”, salientou a promotora de Justiça Marília Cerqueira, que foi uma das integrantes do painel de tema “A Necessária Atenção à Saúde Mental de Integrantes do MP: Reflexões sobre Desafios Institucionais” e, na oportunidade, também estava representando a Associação dos Membros do Ministério Público de Alagoas (AMPAL), da qual é vice-presidente.