A tarde desta sexta-feira (7) foi de reconhecimento e homenagens no Ministério Público de Alagoas (MPAL), momento em que três membros e um desembargador pelo Quinto Constitucional da instituição foram condecorados pela Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas (ALAPA) . O desembargador aposentado José Carlos Malta Marques, e o seu irmão promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, receberam a “Medalha 65 anos de Advocacia de Marcos Bernardes de Mello”, enquanto a procuradora de Justiça Sandra Malta Prata Lima foi contemplada com a “Comenda José Fernando Lima Souza” e a promotora de Justiça Maria José Alves foi agraciada com a “Comenda Desembargadora Nelma Torres Padilha”. O evento contou com a presença do presidente da Ampal, promotor de Justiça Givaldo Lessa, e foi conduzida pelo presidente da ALAPA, José Bilu da Silva Filho. O chefe ministerial, procurador-geral de Justiça Lean Araújo, foi representado pela procuradora de Justiça Sandra Malta Prata Lima.
O presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), promotor de Justiça Givaldo Lessa, que integrou a mesa de honra, fala em admiração e respeito pelos membros escolhidos.
“Enquanto presidente da associção que representa os membros ministeriais, aproveito para aplaudir a cada um pelo prestígio, evidentemente adquirido pelos trabalhos de relevância desempenhados. E quero fazer um destaque especial à promotora Maria José que é sinônimo de força e resignação da promotoria alagoana”, conclui.
Os homenageados são autoridades cujos currículos são apresentados e selecionados em assembleia ordinária da Academia. No caso dos representantes do Ministério Público de Alagoas por toda trajetória na defesa dos direitos, promoção de dignidade e cidadania mediante os serviços de relevância prestados aos alagoanos.
Ingressando na Magistratura em 2006, por meio de vaga destinada a membros do Ministério Público de Alagoas, e atuando 17 anos como desembargador, José Carlos Malta Marques fala da satisfação em ter sua trajetória reconhecida.
“Todas as vezes que eu venho para solenidades como essa aqui, nesse lugar, eu renovo minhas recordações mais caras, porque essa aqui é a minha casa. . Para você ter uma ideia, eu entrei aqui, evidentemente em outros prédios, mas, no Ministério Público, em 1974 e só saí em 2006 quando fui para o Tribunal de Justiça. Então, a maior parte da minha vida foi aqui. As minhas emoções com muito prazer. E hoje vejo essa solenidade, onde eu sou distinguido com uma homenagem lindíssima, com uma medalha, aliás, duas medalhas que eu recebi no dia de hoje, que são para mim muito caras. Então eu fico mais uma vez vindo aqui ao sério do Ministério Público para ser homenageado, o que é muito, muito, muito, muito bom para mim“, disse o desembargador aposentado.
A procuradora de Justiça Sandra Malta Prata Lima, empossada no cargo em fevereiro de 2025, mas com histórico de compromisso e grande prestação de serviços como promotora de Justiça, expressa seu sentimento pela homenagem recebida.
“É com grande alegria que participo deste momento, representando o Procurador-Geral de Justiça, na sede da Procuradoria de Justiça, por ocasião desta significativa solenidade promovida pela Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas. Receber a Comenda Desembargador José Fernando Lima Souza é, para mim, motivo de profunda honra e emoção. Esta distinção, concedida pela Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas, representa não apenas um reconhecimento pessoal, mas um tributo à importância da cultura, da educação e da justiça como pilares de uma sociedade mais humana e equilibrada. Tenho ainda uma emoção especial por esta comenda trazer o nome do desembargador José Fernando Lima Souza, que tive a honra de ter como professor no curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas — um mestre cuja sabedoria e exemplo marcaram profundamente minha trajetória. “, destaca a procuradora.
O diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques, ressalta o orgulho em ser um dos escolhidos, dividindo a emoção com irão Josr´Carlos Malta.
“Costumo me emocionar com cada reconhecimento, não diferentemente seria no momento em que recebo essa honraria. Ser homenageado com a medalha que leva o nome de Marcos Bernardes de Mello este grande jurista alagaono, conhecido e respeitado nacionalmente, tem grande significado. Aproveito para ressaltar a trajetória dentro da minha instituição, de doação, compromisso em defesa do cidadão alagoano, somando com os colegas e procurando promover cidadania. Uma caminhada prazerosa no Ministério Público que é minha segunda casa. Vamos pantando sementes e colhendo frutos, por essa razão me sinto lisonjeado”, afirma o diretor do Caop.
Com trabalhos sempre voltados para o enfrentamento à violência doméstica e familiar, em defesa da mulher, a promotora Maria José Alves se pronuncia.
“ Foi uma grande surpresa para mim, até fui tentar saber se era isso mesmo. E segundo, a doutora Nelma Padilha foi a primeira juíza mulher no estado de Alagoas, assumiu em 1976, uma desbravadora. Então ser homenageada com uma comenda que leva o nome dela é igualmente gratificante. Terceiro, esse prêmio é um reconhecimento que não é individual, não é só para mim, toda construção é coletiva. Entrei no Ministério Público em 1998, assumi a violência doméstica em 2013, fiquei até 2013 com promotorias de Infância e juventude, Cível, e passei também, algum tempo, no Primeiro Juizado Especial Cívico e Criminal assumindo, desde 2013, na violência doméstica. Divido tudo com a equipe da violência que esteve comigo, sou muito grata ao Ministério Público de Alagoas por todas as conquistas que fiz na minha vida profissional e na minha vida pessoal. Estou muito contente com esse reconhecimento”, enfatiza a promotora.
A promotora estendeu o mérito às pessoas que trabalharam com ela, dos estagiários aos analistas e voluntários. “Todos construiram comigo a história da vigésima oitava Promotoria de Justiça, da qual ainda sou titular, embora de licença especial, afastada por questões médicas”.
Membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), o ex-secretáro de Comunicação do Estado, Enio Lins, e outras autoridades de diversos órgãos também foram homenageados.




















