O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) promoveu, nesta sexta-feira (1º), a capacitação “Comunicar para conectar: o MP na era digital e a linguagem que gera confiança”, ministrada por Paulo Victor Bispo, o PV, diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador e uma das maiores referências do país em marketing público e gestão de redes sociais. O encontro aconteceu na Sala Joubert Câmara Scala, no prédio-sede do MPAL, com transmissão simultânea pelo Zoom, e reuniu membros, servidores e assessores de comunicação da instituição.
Com uma linguagem leve e inspiradora, PV Bispo abordou temas essenciais para o fortalecimento da imagem institucional do Ministério Público na era digital, destacando a importância da comunicação empática, estratégica e transparente como instrumento de aproximação com a sociedade. “A comunicação pública precisa inspirar confiança, gerar identificação e, acima de tudo, criar conexões reais com as pessoas. O papel do comunicador no serviço público é traduzir o que fazemos de mais importante: servir com propósito e clareza”, destacou PV Bispo, que também é consultor, palestrante e criador de projetos de engajamento digital.
Durante sua apresentação, o especialista compartilhou experiências de sucesso à frente da comunicação da Prefeitura de Salvador, cidade que se tornou referência nacional pela forma criativa e eficiente de dialogar com o cidadão por meio das redes sociais.
O diretor da Escola Superior do Ministério Público de Alagoas (ESMP/AL), promotor de Justiça Marcus Rômulo de Maia Mello, ressaltou a relevância do tema e a contribuição que a palestra traz para o aprimoramento institucional. “Vivemos um tempo em que comunicar bem é essencial para fortalecer o papel do Ministério Público como instituição que defende a sociedade. Aprender com quem faz da comunicação uma ponte de confiança e diálogo é fundamental para evoluirmos também nessa dimensão”, afirmou.
Participantes da capacitação destacaram a didática do palestrante e a aplicabilidade do conteúdo. “Foi uma palestra inspiradora, que mostra que o Ministério Público pode e deve estar mais próximo das pessoas, com uma linguagem clara e humana”, avaliou uma das participantes”, afirmou a jornalista Janaina Ribeiro, diretora de Comunicação Social do Ministério Público,
A capacitação integra o calendário de formações da Escola Superior do Ministério Público de Alagoas, voltado ao desenvolvimento contínuo de membros e servidores em temas que fortalecem a atuação institucional, a transparência e a comunicação pública eficiente. A iniciativa foi uma realização conjunta da Escola e da Diretoria de Comunicação, reforçando o compromisso da instituição com o aprimoramento da comunicação e com o fortalecimento do diálogo entre o Ministério Público e a sociedade alagoana.
Fotos: Anderson Macena.




















