O subprocurador-geral administrativo-institucional do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), Walber José Valente de Lima, foi homenageado, nesta sexta-feira (24), com o título de Cidadão Honorário de Alagoas, concedido pela Assembleia Legislativa Estadual (ALE).
Autor da proposta, o deputado estadual José Wanderley disse que essa é a maior homenagem que a ALE pode prestar a qualquer cidadão. “Em nome do Walber, essa é também uma homenagem ao Ministério Público, instituição indispensável ao exercício da cidadania”, afirmou.
“O Walber sempre teve conduta exemplar por onde passou em sua carreira como promotor e procurador de Justiça, já tendo exercido suas funções, pelo MPAL, em Pilar, Murici, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios. Vale dizer que ele é também amante das palavras, dos cordéis e ainda participa do coro Cantus Legis”, acrescentou.
O coro, aliás, fez uma apresentação de duas peças na abertura da solenidade, entoando as canções “Peça Felicidade” e “Courana”, contando com a participação do homenageado, que integra o Cantus Legis desde que ele foi criado, em 2024.
O deputado José Wanderley lembrou que a concessão da honraria corrige um acaso da vida, uma vez que o procurador Walber José Valente de Lima é filho de alagoanos, porém, nasceu em Recife (PE), em 1957, mas logo retornou para Alagoas, onde sempre morou, estudou e construiu sua carreira como promotor e procurador de Justiça do Ministério Público Estadual.
Após o deputado autor da homenagem, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Edgar Valente de Lima, que é irmão do homenageado, afirmou que Walber Valente de Lima tem em Alagoas o espaço de suas maiores realizações e afeto. “Ele atuou como professor de português, transmitindo conhecimento aos jovens. Hoje como procurador representa com dignidade suas atribuições. Sua conduta inspira seus pares. Alagoas ganha hoje um novo filho. E nós, da família, a alegria de vê-lo reconhecido”, enfatizou, dizendo em seguida que essa homenagem ultrapassa o valor simbólico do título.
“Deputado José Wanderley, o senhor demonstra grande sensibilidade e apreço por aqueles que silenciosamente trabalham por Alagoas. Deixo registrado, em nome de toda a família, o nosso profundo agradecimento por compartilharem conosco esse momento”, finalizou Edgar Valente de Lima.
Em sua fala, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, acrescentou que a homenagem é o reconhecimento da trajetória e da carreira funcional de Walber Valente de Lima. “O doutor Walber vem se destacando em todas as administrações do Ministério Público. Não hesitei em convidá-lo a fazer parte da atual gestão, por sua capacidade em ajudar na tomada de decisões pelo MPAL. Então, reconheço a certeza dessa decisão aprovada pelo Poder Legislativo Estadual e parabenizo nosso colega e amigo Walber Valente”, asseverou Lean Araújo.
Em seguida, o homenageado também fez uso da palavra e lembrou de sua história em Maceió, onde cresceu. Depois, ressaltou o trabalho do Ministério Público e sua vocação para o Direito desde muito jovem, influenciado também por seus familiares, como seu avô, que foi desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na década de 1950, e seu tio, o desembargador aposentado Estácio Valente de Lima, que estava presente na solenidade da ALE em sua homenagem.
“Passei a integrar, ainda muito jovem, após concurso público, o Ministério Público de Alagoas. Passei a atender as pessoas, a ouvi-las e dava orientações nas Comarcas. Hoje, posso afirmar que de bravura, coragem e ousadia se reveste o labor do promotor, que é distribuir Justiça com amor e arte. Recebo lisonjeado e com o coração cheio de alegria e gratidão essa homenagem. Hoje se consolida esse sonho de ser ainda mais alagoano. Amo Alagoas e viva Alagoas”, declarou, emocionado, Walber Valente de Lima.
A solenidade foi acompanhada por vários promotores e procuradores de Justiça do MPAL, além de familiares de Walber Valente de Lima, como irmãos, mãe, esposa, filhos, sobrinhos e servidores do Ministério Público.

























































