O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) sediou, nesta sexta-feira (3), o lançamento dos livros “Direito, Democracia e Linguagem: Estudos em Homenagem ao Professor Dilmar Lopes Camerino” e “Estórias do vento que passa”.

O primeiro, como o próprio título revela, é uma homenagem ao ex-procurador de Justiça do MPAL, Dilmar Lopes Camerino, e traz uma coletânea de 28 artigos de autoria de promotores, procuradores, professores e advogados. O próprio homenageado, que esse ano completa 80 anos de idade, participou da cerimônia, acompanhado por esposa, filhos e netos.

Organizado pelos promotores e procuradores Coaracy José Oliveira da Fonseca, George Sarmento Lins Júnior, Humberto Pimentel Costa e Lean Antônio Ferreira de Araújo, o livro em homenagem ao ex-procurador-geral de Justiça e professor universitário Dilmar Camerino é composto por artigos de tema livre, com análises que transitam e vão além de temas clássicos do Direito, como: princípios, democracia, constitucionalismo, interpretação, noema jurídica e linguagem, inteligência artificial, autocomposição, direito ambiental e do consumidor, feminicídio, liberdade religiosa, competência jurisdicional, precedentes judiciais, acordo de não persecução penal, orçamento público e poder disciplinar.

A obra “Estórias do vento que passa” é de autoria do promotor e ex-procurador-geral de Justiça do MPAL, Coaracy José Oliveira da Fonseca. Ele define o livro da seguinte forma: “Meu livro é de coisas íntimas, coisas da vida, que o vento leva”.

Segundo o atual procurador-geral de Justiça do MPAL, Lean Araújo, que prefaciou o livro de Coaracy Fonseca, a obra representa a capacidade do autor de retratar, com desenvoltura, intelectualidade e sensibilidade, fatos pretéritos dentro do contexto contemporâneo.

“O Ministério Público de Alagoas contribui para a cultura literária e jurídica do nosso estado, porque está lançando uma obra em homenagem ao ex-procurador-geral, professor Dilmar Camerino, que é um reconhecimento do MP sobre sua trajetória na construção do próprio Ministério Público alagoano, e, também, neste cenário, oportunizando o lançamento da obra do doutor Coaracy Fonseca”, detalhou Lean Araújo.

Bastante emocionado, o grande homenageado da tarde, Dilmar Lopes Camerino, disse que este foi um dia muito importante em sua vida. “Ex-alunos da universidade, que hoje são promotores e promotoras de Justiça, professores e grande número de amigos resolveram me prestar essa homenagem, que foi uma surpresa muito agradável que recebo ainda em vida. Então, sou muito grato a todos eles, o que aumenta minha alegria”, resumiu o professor e ex-procurador de Justiça.

“Um dia de muita emoção ao homenagearmos o professor Dilmar Lopes Camerino, uma satisfação muito grande estar aqui no dia de hoje, este grande homem que é referência de professor da Ufal e que foi um divisor de águas em nosso Ministério Público”, acrescentou Coaracy Fonseca.

A solenidade foi prestigiada por desembargadores do Tribunal de Justiça de Alagoas, deputados estaduais, advogados, membros e servidores do MPAL, além de familiares dos autores e homenageados de cada obra.