O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) participou, nesta quarta-feira (24), do V Seminário de Formação para Profissionais que Integram a Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente, promovido pela Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado de Alagoas (ACECTAL).
A capacitação, que teve lugar no hotel Maceió Atlantic Suítes, na capital, reuniu especialistas, gestores, educadores, operadores do direito e profissionais de diferentes áreas que fazem parte da rede de atendimento à criança e ao adolescente.
Para o promotor de Justiça Gustavo Arns, de Defesa da Infância e Juventude, que representou o MPAL na mesa de abertura do Seminário, a formação continuada da rede de proteção é essencial para garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos efetivamente respeitados.
“A cada dia surgem novos desafios, novas formas de violência e novas demandas sociais, o que exige dos profissionais da rede de atendimento constante atualização técnica e sensibilidade humana. Investir na capacitação permanente significa fortalecer a atuação íntegra, integral e integrada entre saúde, educação, assistência social, segurança pública e sistema de justiça, assegurando respostas mais rápidas, qualificadas e eficazes às situações de risco”, analisou Gustavo Arns.
Ainda segundo ele, o Seminário representa um momento de diálogo, troca de experiências e construção coletiva fundamentais para que a rede de atendimento atue de forma eficaz e humanizada.
A capacitação prossegue nestas quinta (25) e sexta-feira (26), das 8h às 18h, no hotel situado na orla de Maceió.






