O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) foi destaque na edição 2025 do Prêmio CNMP, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, ao conquistar o 1º lugar em duas categorias de grande relevância. As iniciativas Sede de Aprender Nacional e o aplicativo Ouvidoria MPAL foram anunciadas como vencedoras durante a solenidade realizada nesta quarta-feira (10), em Brasília, reunindo membros do Ministério Público de todo o país.

O Sede de Aprender Nacional venceu o 1º lugar na categoria especial I – Primeira Infância, enquanto o app da Ouvidoria conquistou a 1ª colocação na categoria atuação finalística x excelência. “Esses prêmios são o reconhecimento de um trabalho coletivo e reafirmam nossa missão de servir à população com responsabilidade, inovação e compromisso com a justiça”, destacou o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo.

Pelo Sede de Aprender Nacional, receberam o troféu o promotor de Justiça Lucas Sachsida, idealizador do projeto, e a procuradora de Justiça Sandra Malta Prata Lima. “Este trabalho não é uma voz solitária, é um conjunto de vozes. Depois de ter nascido em Alagoas por iniciativa do MPAL, tornou-se um grupo de trabalho dentro do CNMP e, com atuação da presidência do Conselho, da Corregedoria Nacional e da Comissão da Infância, Juventude e Educação (CIJE), conseguimos uma mobilização gigantesca em todo o Brasil, com mais de duas mil escolas visitadas. É uma união de esforços que nos permite mudar a realidade e melhorar a educação do país, permitindo o fornecimento de água de qualidade à comunidade escolar, para além de melhorias substanciais na estrutura das unidades de ensino”, ressaltou Lucas Sachsida, ao celebrar a conquista.

O projeto foi pensando também em parceria com o promotor de Justiça Kléber Valadares, que à época da sua criação integrava o Núcleo de Defesa da Educação, e o promotor José Carlos Castro, que coordenava o Núcleo de Defesa do Patrimônio Público. O Projeto tem atuação interinstitucional da  Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricom), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). “Portanto, é um prêmio de todos”, acrescentou Lucas Sachsida.

App Ouvidoria MPAL

Já o aplicativo Ouvidoria MPAL foi premiado pela modernização no atendimento ao cidadão, garantindo mais transparência, agilidade e acessibilidade na comunicação entre a população e o Ministério Público de Alagoas. Quem recebeu o prêmio foram as procuradoras de Justiça Sandra Malta Prata Lima e Silvana Abreu.

O ouvidor do MPAL, procurador de Justiça Maurício Pitta, destacou a importância do aplicativo e também celebrou a conquista: “O app representa um avanço tecnológico e reforça o compromisso da Ouvidoria com a transparência, a acessibilidade e a escuta qualificada do cidadão, consolidando seu papel como ponte eficaz entre a população e o Ministério Público. A conquista do prêmio, trata-se, portanto, de um reconhecimento que orgulha a instituição e inspira a busca permanente por inovação e excelência no serviço público”, ressaltou. A promotora de Justiça Marluce Falcão, do MPAL, também participou da solenidade.

O app foi desenvolvido pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), chefiada por Marcel de Castro Vasconcelos. Também participaram da construção da ferramenta o gerente do projeto, Vitor Luiz Pereira Ribeiro, e os desenvolvedores Wesley de Oliveira Cavalcante e Roberto Filipe de Almeida Coimbra. “O prêmio reforça o reconhecimento pelo empenho e dedicação da equipe para que o aplicativo fosse desenvolvido, e chega para fortalecer não apenas a motivação da equipe, mas também a visibilidade do trabalho que realizamos em prol do Ministério Público”, comentou Marcel de Castro. 

O prêmio

O Prêmio CNMP é considerado a mais importante premiação do Ministério Público. O objetivo é agraciar os programas e projetos desenvolvidos por membros e servidores do CNMP e do Ministério Público brasileiro que se destacaram na concretização e no alinhamento ao Plano Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP) e ao Plano Nacional de Atuação Estratégica do Ministério Público (PNAE), contribuindo para o aperfeiçoamento das diversas áreas de atuação do Ministério Público.

A honraria é voltada a membros e servidores dos ramos e unidades do MP, com exceção dos conselheiros, dos membros auxiliares, da Comissão Julgadora e da Secretaria Executiva do Prêmio CNMP.

Fotos: Secom/CNMP