O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) esteve presente, na noite dessa segunda-feira (08), à solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa a duas personalidades acadêmicas do Centro Universitário Cesmac. Durante a cerimônia, que ocorreu no Centro Cultural Reitor João Sampaio, foram homenageados o professor Douglas Apratto Tenório, atual vice-reitor daquela instituição, e a professora Iara de Xavier.
O evento reuniu autoridades de diferentes poderes e da academia, gestores, professores, colaboradores, estudantes e convidados especiais. Representando o MPAL estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, e o subprocurador-geral judicial, Sérgio Jucá. A honraria, uma das mais importantes concedidas pelo Cesmac, reconheceu a trajetória acadêmica, profissional e social dos homenageados, que contribuíram de forma significativa para a expansão e a qualidade da educação superior.
“É com imensa honra que o Ministério Público participa deste momento solene que reconhece e celebra trajetórias de excelência ao conceder o título de Doutor Honoris Causa a dois expoentes da sua unidade de ensino. Este é, sem dúvida, um dos mais nobres títulos acadêmicos, que ultrapassa os limites da vida universitária e alcança o reconhecimento público da relevância de homens e mulheres que, com seu trabalho, sua ética e sua dedicação, transformaram vidas e contribuíram para o desenvolvimento da sociedade. Ao homenagear os professores Douglas e Iara, o Cesmac também reafirma sua própria missão, que é de formar, inspirar e valorizar aqueles que se dedicam ao bem comum. E, ao mesmo tempo, nos lembra que conhecimento, quando aliado à sensibilidade humana, torna-se instrumento de transformação social”, declarou Lean Araújo, que também é coordenador da Faculdade de Direito do Cesmac.
Os agraciados
O professor doutor Douglas Apratto Tenório, atual vice-reitor da instituição, foi homenageado por sua trajetória como historiador, gestor e intelectual alagoano. Autor de mais de 30 obras e dezenas de artigos publicados, ele já ocupou cargos de grande relevância, como secretário de Educação de Alagoas, além de integrar conselhos estaduais e nacionais de educação, cultura e história.
Já a professora doutora Iara de Xavier, referência nacional na área educacional, foi celebrada por sua vasta experiência como professora, pesquisadora e gestora. Doutora em Saúde Pública pela Fiocruz, é diretora executiva da EDUX21 Consultoria Educacional e atua em entidades como a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a Associação Brasileira das Faculdades (Abrafi) e o Instituto Êxito de Empreendedorismo. Ao longo de sua carreira, recebeu títulos de Doutor Honoris Causa de diferentes instituições e é reconhecida por suas conferências, livros e artigos que enriquecem o debate sobre políticas educacionais.
O título Dr. Honoris Causa do Cesmac é o reconhecimento do mérito excepcional outorgado a personalidades por suas contribuições à ciência, à cultura e à educação.
Com informações e fotos do Cesmac.



