Ocorreu, na manhã desta segunda-feira (6), no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a aula inaugural do primeiro Curso de Comando do Estado-Maior Geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), tendo como palestrante o promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), do Ministério Público de Alagoas (MPAL), Cyro Blatter. O curso busca o aperfeiçoamento da tropa do oficialato, capacitando futuros comandantes, com o único propósito de evoluir e poder ofertar o melhor à sociedade alagoana. A abertura feita pelo comandante da briosa corporação, coronel Paulo Amorim e, na ocasião, a coronel RR Cláudia Silva, primeira mulher oficial e comandante da 1ª Cia Feminina, recebeu homenagem da tropa. Em respeito à população do Rio Grande do Sul, o  comandante-geral pediu um minuto de silêncio.

O membro ministerial apresentou a estrutura da unidade, ressaltou a importância das operações para o Estado de Alagoas, a parceria com a PMAL, e os resultados desse combate ativo às Organizações Criminosas que golpeiam os cofres públicos.

“Sinto-me gratificado em poder contribuir com esse momento e vim com o propósito de capacitar, de transferir conhecimento específico, falando de uma ferramenta chamada Gaesf, criada pelo Ministério Público, e que tem mudado uma realidade de crimes contra o Fisco e que afetam diretamente os cofres públicos. Pois quando os impostos deixam de ser pagos, são sonegados, há um prejuízo tremendo, e isso afeta toda estrutura, políticas públicas são reduzidas ou deixam de ser executadas, e respinga no cidadão alagoano. Com a seriedade com qual trabalhamos e temos operacionalizado, grandes resultados foram obtidos e essa experiência foi enxergada como importante para compartilhar com os oficiais da Polícia Militar daqui, bem como das polícias de outros estados”, frisa Cyro Blatter.

O promotor de Justiça aproveitou para relembrar o caso do auditor-fiscal João de Assis Pinto Neto, assassinado brutalmente no exercício da profissão, dentro de um estabelecimento comercial, na parte alta de Maceió, no dia 22 de agosto de 2022. Durante o relato, o coordenador do Gaesf pediu uma salva de palmas em respeito à vítima.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, enfatizou o compromisso assumido em sua gestão de zelar pela capacitação da tropa.

“Este é o primeiro curso do Estado-Maior Geral e desde que assumimos temos priorizado investir em conhecimento, porque não se concebe uma tropa estacionada, sem evoluir culturalmente, sem acompanhar o tempo. Espero que agarrem com perseverança o curso, não apenas frequentem, mas se dediquem, estudem, deem o melhor de si, ou sejam melhores a cada dia. Sejam hoje melhores do que ontem, e amanhã muito melhores do que hoje, esse é o nosso objetivo. Aqui estão futuros coronéis full, daqui, provavelmente sairão os futuros comandantes-gerais da nossa querida corporação”, destacou o comandante.

A mesa oficial do evento, além do comandante-geral coronel Paulo Amorim, e do promotor de Justiça Cyro Blatter, foi composta pela deputada estadual Carla Dantas, pelo subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, pelos coronéis Marcos Sampaio, Thulio Emery, Mário Xavier, Alex Orsi, coronel RR Cláudia Silva, pela tenente-coronel Josiene Lima, e o presidente da Associação dos Oficiais de Alagoas, tenente- coronel Olegário Paes.

GALERIA DE FOTOS: