Pessoas em todo o mundo dedicam parte do seu tempo para fazer a diferença na sociedade por meio do serviço voluntário, a exemplo da advogada Amanda Gomes Pinto de Castro, que atua no Ministério Público de Alagoas desde 2018 auxiliando pessoas a retornarem ao seu lar por meio do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID).

“Eu sempre gostei de ajudar o próximo, de colocar a minha dor no bolso e olhar a dor do outro. Por isso, eu tenho o PLID como uma missão. É como eu sempre digo: quem aciona o PLID nunca vai estar só. Eu divido com as pessoas as dores delas e, assim, a gente vai caminhando”, afirmou Amanda Castro.

Para a coordenadora do PLID, a promotora de Justiça Marluce Falcão, a participação de Amanda Castro como voluntária tem feito a diferença na vida de várias famílias, que puderam, por meio do programa, se reencontrar com parentes que estavam desaparecidos.

“Seu engajamento, empatia e competência possibilitou, nesses seis anos, que centenas de desaparecidos fossem encontrados, trazendo esperança e conforto às famílias. Sua atuação durante a Pandemia da Covid-19 foi fundamental na capacitação das unidades de saúde para utilização da plataforma para cadastramento de pacientes sem identificação”, pontuou.

E esse trabalho tem gerado frutos. Na próxima sexta-feira, 22 de março, a voluntária Amanda Castro vai receber a comenda “Valorosos Voluntários”, concedida pela Câmara Municipal de Maceió por conta dos seus esforços em prol da sociedade. Para a advogada, o voluntariado é uma oportunidade para as pessoas que desejam se envolver em uma causa maior.

“E o que recebemos como pagamento é essa energia contagiante de sorrisos iluminados, nutridos pelas esperanças geradas na vida. Ser voluntário é uma oportunidade incrível capaz de nos transformar a ponto de não enxergarmos mais o mundo como ele era antes”, comentou.

Voluntariado

Além do PLID, o MPAL também desenvolve um Programa de Voluntariado. Coordenada pela Escola do Superior, a iniciativa conta atualmente com cerca de 150 integrantes que doam um pouco do seu tempo à sociedade alagoana, seja atuando nas Promotorias de Justiça ou na área-meio. O diretor da ESMP, procurador de Justiça Walber Valente, ressalta a relevância do programa.

“Ele representa um ganho para a sociedade e também para os voluntários que têm a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do MPAL e oferecer os seus serviços à população. Eles são muito bem-vindos em nossa instituição, contribuindo com o Ministério Público no desenvolvimento de suas atividades”, destacou.

Criado pelo Ato PGJ 20/2019, o Programa de Voluntariado do MPAL prevê a atuação em diversas áreas, devendo os interessados desenvolver suas atividades por, no mínimo, duas horas semanais. A prestação de serviço voluntário ocorre no período de um ano, podendo ser prorrogada por mais um.

Os interessados no voluntariado devem ter idade mínima de 16 anos e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, além de estar em dia com as obrigações com a Justiça Eleitoral e com o Serviço Militar, no caso dos candidatos do sexo masculino.

Inscrição

Os voluntários podem ser indicados pelo futuro supervisor ou pedir para serem inscritos em cadastro da Escola Superior através do endereço de e-mail esmp.voluntario@mpal.mp.br, encaminhando os seguintes documentos:

  • Cópia de documento de identidade e do CPF;
  • Carteira de reservista para candidatos do sexo masculino;
  • Foto 3×4;
  • Comprovante de residência;
  • Certidões de antecedentes cíveis e criminais pela Justiça Federal e Estadual;
  • Título de Eleitor com comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral emitida pela Justiça Eleitoral;
  • Declaração de disponibilidade para prestar serviço voluntário no MPAL;
  • Comprovante de matrícula do Ensino Médio ou cópia de conclusão de curso; ou declaração de vínculo ou diploma em qualquer formação acadêmica ou área de interesse;
  • Currículo resumido.

Para esclarecer alguma dúvida sobre o Programa, é possível entrar em contato com a Escola Superior através dos telefones (82) 2122-3739, 2122-3733 e 2122-3738. Este último número também recebe mensagens de WhatsApp.

Foto: Freepik