Uma rede unida, fortalecida e compromissada em respeito a cada alagoano e que, diariamente, encara os mais diversos desafios para encontrar pessoas e devolvê-las às suas famílias. Nesta terça-feira (28), por meio do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), papiloscopistas foram acionados e no Hospital Geral do Estado (HGE). A princípio,  uma papiloscopista da Polícia Federal, órgão que também integra a rede de buscas, colheu as digitais da mulher espancada e que se encontra intubada, agora identificada como Maria Gildete da Paz, 44 anos.

Com o cadastro encontrado no banco de dados do Instituto de Identificação (I.I) da Polícia Científica(antiga Perícia Oficial) que também integra o Plid, o Serviço Social do HGE manteve contato com o serviço social da cidade de origem da paciente, Campo Alegre, e a família foi localizada.

“É um trabalho gratificante, com pessoas comprometidas, engajadas, com um objetivo único. Cada órgão que integra o Plid é de extrema importância. Esse trabalho da papiloscopia já nos permitiu identificar muitas pessoas que chegam sem documentação ao HGE ou em outras unidades, pois diante do quadro em que elas se encontram torna-se impossível se comunicarem. Agora a torcida é por sua recuperação”, afirma a promotora de Justiça e coordenadora do Plid/AL, Marluce Falcão.

No final da tarde dessa , uma irmã de Maria Gildete foi ao HGE depois de contato agilizado pelo Serviço Social do Centro de RAS de Campo Alegre. A Delegacia da Mulher foi informada das circunstâncias do fato pelo Ministério Público, por existir causa provável da existência de crime, passando a Delegada Ana Luiza Nogueira a adotar as providências cabíveis para apuração.

Foto: Registro  I.I