Na manhã desta segunda-feira (25), o CRB comunicou uma parceria com o Ministério Público Estadual de Alagoas (MP/AL) para trabalharem nas buscas por pessoas desaparecidas. Em nota, no site oficial do clube, o Galo informou que irá disponibilizar as redes sociais para colocar fotos de desaparecidos. O anuncio foi revelado justamente no “Dia Internacional de Crianças Desaparecidas”.

O time praiano entra na luta para combater um número alarmante de desaparecidos: quase mil famílias, nos últimos dois anos, registraram sumiços de parentes que nunca mais foram encontrados. As crianças e adolescentes, inseridas neste número assustador, são cerca de 33.63% dos casos de vítimas sumidas em Alagoas.

Entre 2018 e maio de 2020, o Núcleo de Direitos Humanos do MP/AL, através do Programa de Identificação e Localização de Pessoas Desaparecidas em Alagoas (Plid/AL), contabilizou cerca de 996 pessoas desaparecidas. Trazendo para um âmbito nacional, o número de desaparecidos passou dos 82 mil casos nos últimos dois anos, sendo 40% de crianças e adolescentes.

O mandatário regatiano, Marcos Barbosa, disse que se sente orgulhoso em realizar esta parceria com o MPAL. “É triste saber que famílias alagoanas sofrem uma dor tão grande como essa. O CRB não poderia apenas chamar a atenção para este fato, temos que fazer a nossa parte e contribuir através da força da Nação Regatiana, que ajudará na localização das pessoas desaparecidas”, disse o presidente.

A coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do MPAL, promotora de justiça Marluce Falcão, vê a parceria com bons olhos devido ao alcance que o Galo tem e que poderá ajudar a localizar as vítimas.

E como forma de dar o pontapé inicial na parceria do CRB com o Ministério Público, os jogadores regatianos gravaram vídeos alertando sobre os números de pessoas que estão desaparecidas e reafirmaram a necessidade dos familiares registrarem os desaparecimentos.

Quem quiser denunciar o sumiço de algum parente deve procurar o Ministério Público Estadual de Alagoas, através de um dos canais de comunicação que podem ser encontrados no https://www.mpal.mp.br/sinalid/.

Fonte: gazetaweb.globo.com