O Memorial Desembargador Hélio Cabral do Ministério Público do Estado de Alagoas, em parceria com a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Capital, desenvolveu um projeto de difusão cultural e educacional denominado “A Escola vai ao Museu e ao Ministério Público”. A finalidade desse empreendimento é difundir a história do Ministério Público e as suas ações através dos tempos, divulgar o rico acervo que compõe o seu museu local, instruir os estudantes sobre a importância da preservação da memória cultural, ministrar noções básicas de comportamento em instituições museológicas, e, numa primeira fase, fornecer informações acerca da legislação pertinente à infância e à juventude..

O projeto foi realizado com a visita ao prédio da Procuradoria-Geral de Justiça dos inteligentes e participativos alunos da “Cidade de Menores”, onde foram recebidos pelo historiador Romeu de Melo Loureiro e a coordenadora Graciela Pfau de Carvalho, ambos memorial. Os estudantes tiveram acesso ao conjunto de bens que integram o patrimônio do museu e a uma narração dos fatos importantes ocorridos na organização ministerial.

Em seguida, conversaram com o chefe da Instituição em nosso Estado e, já no auditório, assistiram a uma preleção sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes, conferida pela Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Marília Cerqueira Lima de Mendonça Gomes. Após a programação cultural da visita, foi oferecido um lanche no salão de festas da repartição.

Conforme planejamento da curadoria do memorial, a Promotora de Justiça Kícia Oliveira Cabral de Vasconcellos, presente ao evento, a partir de agora estudantes de outras escolas visitarão o Ministério Público a cada 15 dias.

Galeria de fotos