Até o fim do mês de outubro, na página inicial do site do Ministério Público Estadual (MPE) poderá ser visto um lacinho rosa. A ação integra a campanha mundial Outubro Rosa, que chama atenção para a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama. Internamente, a rede de informática que abastece os membros e servidores também destaca a iniciativa.

O movimento busca sensibilizar a população para a realidade do câncer de mama, além de fazer com que as pessoas se informem mais sobre os fatores de risco, as características, as formas de prevenção e os meios de cura e manejo da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é o tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres e o que apresenta maior taxa de mortalidade entre elas. No Brasil, há aproximadamente 49 mil casos novos/ano. Estudos científicos apontam que a mortalidade por câncer de mama na população feminina de faixa etária entre 50 a 69 anos pode reduzir em até 35% se a mulher realizar a mamografia a cada dois anos e se aquela que tiver lesões suspeitas submeter-se à investigação diagnóstica e tratamento.