A proposta é despertar os cidadãos sobre a importância de cuidar da própria comunidade, partindo da sua segurança. Para esmiuçar essa visão e convencer a população sobre a necessidade de uma intensa parceria com as polícias, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial (62a PJC) promoveu, nessa quinta-feira (9), o I Workshop “Videomonitoramento nas Áreas dos CIC’S” reunindo representantes da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Militar, da Secretaria de Estado de Prevenção (Seprev), Conselheiros Municipais de Segurança, integrantes do Programa Ronda no Bairro, líderes comunitários e Conselheiros Tutelares. O evento ocorreu no auditório da Sede das Promotorias de Justiça, no bairro Barro Duro, em Maceió.

A promotora de Justiça Karla Padilha, que provocou e coordenou as discussões, realçou ser hoje a prevenção a maior ferramenta para se atingir um resultado satisfatório em relação à segurança nas comunidades de Maceió.

“No workshop tratamos do videomonitoramento e trouxemos também o tenente Alex, do Núcleo de Prevenção da SSP, para que abordasse sobre um projeto muito interessante intitulado vizinhança solidária, o qual busca contribuir com a atividade da polícia, mas sob a perspectiva da prevenção, através da cooperação ininterrupta por parte da própria comunidade. Tenente Alex, com muita maestria e capacidade de sensibilização, mostrou-nos como deve funcionar tal projeto e que resultados podem ser atingidos, destacando a necessidade de que a própria sociedade também agregue e se sinta corresponsável pela garantia da segurança pública, e não somente os órgãos do Estado”.

A promotora de Justiça concluiu afirmando ter sido um momento de profícuo debate sobre segurança pública, e que “os participantes saíram sensibilizados com a temática, que é algo que precisa ser colocado em prática principalmente no combate aos crimes violentos contra o patrimônio, a exemplo do roubo de celulares”.

O tenente PM Alex apresentou, com detalhes, a realidade de cada localidade da parte alta, falou sobre a cobertura pelas forças policiais e de como é importante o envolvimento das pessoas na tentativa de minimizar crimes de menor porte, sobretudo através da prevenção.

“Hoje tivemos a oportunidade de discutir com a comunidade aspectos importantes da segurança pública de forma democrática, onde a participação da comunidade, principalmente quanto aos crimes de pequeno porte, revela-se de fundamental importância. É a parceria que dá resultados concretos como, por exemplo, em sendo observada qualquer atitude suspeita, o tutor do grupo de whatsapp entra imediatamente em contato com a base comunitária e o oficial responsável avalia e viabiliza o tipo de prevenção a ser adotada, mantendo contato com a guarnição mais próxima para ser realizada a tempestiva interceptação”.

Representando a Seprev esteve presente o assessor de Articulação de Programas Intersetoriais, Anax Bruno Gama de Sá.

“É mais um momento oportuno para que, de maneira sensata, se discuta o trabalho preventivo: isso é de alto significado e a SEPREV tem se colocado à disposição para somar esforços”, declara.

Além do tenente Alex, do Núcleo de Prevenção da SSP/AL, estiveram presentes membros da Polícia Militar com atuação nas Bases Comunitárias.

Fotos: Claudemir Mota