Procurador-geral de justiça de Alagoas recebe Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

No dia em que o Brasil comemorou os 128 anos da Proclamação da República do Brasil, o procurador-geral de justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, foi homenageado com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca. A solenidade foi conduzida pelo governador do estado, Renan Filho, e realizada. na noite dessa quarta-feira (15), no município de Marechal Deodoro. A honraria também foi entregue a mais 14 autoridades e personalidades que contribuíram para o processo de consolidação da democracia social no país.

A cerimônia aconteceu nas dependências do Palácio Provincial de Marechal Deodoro, no centro histórico daquela cidade, uma vez que o Governo de Alagoas transferiu a sede do Poder Executivo para lá, município onde nasceu o proclamador do Brasil república e que foi a primeira capital alagoana. "Agradeço imensamente a homenagem e, muito feliz, dedico-a a todos aqueles que fazem o Ministério Público Estadual de Alagoas”, disse o chefe do MPE/AL.

Aos homenageados, o governador lembrou do elo que agora possuem com a história de Alagoas. “Os agraciados e agraciadas com a Comenda Marechal Deodoro da Fonseca, mais do que uma alta honraria do Governo do Estado, recebem hoje um reconhecimento que os liga a Alagoas para sempre. Sejam ou não filhos de berço desta terra querida, agora são alagoanos e alagoanas de alma e coração”, concluiu Renan Filho.

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto não é o primeiro membro do MPE/AL a receber a homenagem. O procurador de justiça Sérgio Jucá, em 2014, também recebeu a medalha. À época, ele era procurador-geral de justiça.

A medalha

A Medalha de Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca foi criada em 2003, a partir da publicação do ato governamental nº 1.612. O objetivo da honraria é reconhecer e valorizar cidadãos que contribuem, por meio do seu talento, com o desenvolvimento de diversos setores da sociedade e para o crescimento especialmente de Alagoas.

A condecoração é constituída de medalha e diploma e, neste ano, agraciou o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; a juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas; o ambientalista Fernando José Mendes Pinto; o ex-governador Geraldo Bulhões; o presidente da Federação das Indústrias, José Carlos Lyra Andrade; a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Santos Bogéa; e o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Luis Dantas.

Foram agraciados ainda o ex-governador Manuel Gomes de Barros; o arquiteto Mário Aloísio Barreto Melo; a estilista Martha Medeiros; o ex-presidente da República e ex-governador de Alagoas, senador Fernando Collor de Mello; o ex-governador Moacir Lopes de Andrade; o presidente do Tribunal de Justiça, Otávio Leão Praxedes; a presidente do Tribunal de Contas, Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque; e o desembargador federal Rubens Canuto Neto.

(Fotos: Itawi Albuquerque e Claudemir Mota)

(Fotos: Itawi Albuquerque (

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas