"Fale, Educação" terá parceria do Proerd nas escolas do projeto

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

A vontade de fazer acontecer e mudar a consciência dos jovens sobre seus direitos e deveres, tem atraído mais adeptos para o projeto "Fale, Educação". O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) tem levado às escolas conhecimentos indispensáveis para a garantia da cidadania. Dessa vez, o Proerd, programa de prevenção às drogas, da Polícia Militar, é o novo parceiro.

A ideia é contribuir com palestras educativas que tratem da problemática que tem aliciado crianças e adolescentes e destruído famílias inteiras em nosso estado, como comprovam os dados estatísticos.

"O Proerd terá uma participação plausível dentro dos propósitos do projeto, trabalhando um tema de relevância nas escolas que fazem parte do Fale, Educação. Temos também essa preocupação em ralação às drogas nas unidades de ensino, visto algumas situações lamentáveis já registradas em nossa capital e por entender que também é nossa obrigação conscientizar o jovem de que há um caminho muito melhor e que pode levá -lo um futuro brilhante", afirma a promotora de Justiça e mentora do projeto, Cecília Carnaúba.

O projeto do Ministério Público conta desde o início com a participação de promotores de Justiça que, dentro das suas áreas de atuação, têm contribuído sobremaneira com o processo de construção de cidadania.

Mas, o "Fale, Educação" também tem contado com o voluntariado de profissionais de diversas áreas, a exemplo de advogados, médicos, professores universitários, psicólogos, que abraçaram a causa e têm fortalecido seus objetivos.

"Todos se mostram gratificados repassando conhecimento aos alunos e o Ministério Público só pode reconhecer o suporte que têm dado e o quanto são importantes na formação desses jovens", ressalta a promotora Cecília.

Nas fases mais recentes, o projeto celebrou parceria com a Assembleia Legislativa, onde alunos conhecem todo o funcionamento administrativo da Casa, também recebem explanações sobre quais as obrigações de um parlamentar, fazem questionamentos, vão a Plenária, questionam e, por fim, exprimem suas opiniões na TV Assembleia.

"A intenção é que eles saibam para que um deputado é eleito, qual a sua responsabilidade e compromisso com a sociedade e o que os cidadãos podem cobrar deles. Queremos formar jovens conscientes dos seus direitos", fala Cecília Carnaúba.

Outro parceiro é o Tribunal de Constas do Estado (TCE/AL) que já discutiu todas as formas de contribuição e também abrirá as portas para que os estudantes entendam seu funcionamento.

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas