Uma operação integrada, realizada em parceria entre o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público do Estado de Alagoas, a 17ª Vara Criminal da Capital, a Secretaria Estadual de Defesa Social (Seds), a Superintendência-Geral de Administração Penitenciária e as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, resultou na prisão de 12 pessoas e na apreensão de drogas, uma moto com queixa de roubo, armas de diferentes calibres, munições e outros objetos. Ao todo, foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão.

A ação conjunta contou com a participação de cerca de 50 equipes, totalizando aproximadamente o número de 200 homens e cumpriu todos os mandados, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, em diversos bairros de Maceió e na região metropolitana. Dentras prisões registradas em flagrante, está a de José Santos, que presta serviço ao Estado como agente penitenciário. Ele foi detido com 17 munições calibre 22, no Clima Bom.

Thiago Silva, filho de um policial militar, foi preso no Ouro Preto com vários documentos de veículos que possuem queixa de assalto e com uma pistola .380. Também com arma, João Queirós foi preso com um revólver 357, com 30 munições de calibre 38 e outras duas, de calibre 45. Ao lado da residência dele, no conjunto Jardim Saúde, uma moto roubada estava estacionada. O veículo foi recolhido.

Ainda na parte alta da cidade, Thiago José Medeiros de Sá foi detido em posse de uma grande quantidade de munições calibre 38. Já Aline Priscila de Oliveira, com uma espingarda e 12 munições e Fagner José de Oliveira, com um revólver 38 e 10 munições da mesma arma. As prisões ocorreram na Cidade Universitária e no conjunto Denisson Menezes, respectivamente.

E teve arma da Polícia Civil apreendida durante a operação. Eronílson Pereira da Silva foi detido no Bom Parto em posse de uma pistola .40, com numeração raspada, que pertence aquela instituição.

Entorpecentes

No Clima Bom, Antônio Almeida Mota Neto foi preso em flagrante delito com sete quilos de maconha. Denisson de Mauro Silva foi detido na Jatiúca. Em sua residência foram encontradas maconha, cocaína e uma balança de precisão, além de R$ 290,00. Na Ponta Grossa, com Márcio André, o Gecoc e as polícias encontraram dezenas de frascos de loló.

Numa outra casa, no conjunto Virgem dos Pobres, foram localizados mais entorpecentes. Maconha, cocaína e crack e mais R$ 543,00 foram apreendidos. Não havia ninguém no imóvel. Também no Virgem dos Pobres, Carlos Barbosa foi preso acusado de receptação de produtos roubados e furtados. Com ele foram encontrados relógios e jóias.

Suspeito de homicídio

César Caetano foi o último preso da operação. Ele foi detido no povoado de Barra Nova, portando um revólver 38 com várias munições e um carregador de pistola 380. De acordo com o Gecoc, a arma apreendida pode ter sido usada num crime de homicídio ocorrido ontem, naquela mesma localidade.

Segundo o MPE/AL e a Seds, a ação integrada teve o objetivo de desarticular pelo menos 10 quadrilhas que praticam crimes de assassinato, furtos e roubos e tráfico de drogas e armas.