Numa solenidade marcada pelo reconhecimento aos seus 42 anos de serviços prestados ao Ministério Público do Estado de Alagoas, o procurador de Justiça Geraldo Magela Barbosa Pirauá foi homenageado, nesta quinta-feira (2), em razão de sua aposentadoria. Ele deixou o órgão ministerial em 2020, quando atuava na 3ª Procuradoria de Justiça Criminal.

Durante a cerimônia, Geraldo Magela recebeu uma placa de homenagem como agradecimento pelas quatro décadas de trabalho dedicados ao Ministério Público. O texto do presente fez referência ao compromisso de Magela como membro do MPAL e à sua retidão de caráter. Na ocasião, o promotor de Justiça Adivaldo Batista que, por anos, foi coordenador das Promotorias de Justiça de Arapiraca, também foi agraciado com uma placa.

O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, em discurso, agradeceu pela dedicação de Geraldo Magela ao Ministério Público e ressaltou as qualidades do colega procurador de Justiça. “Eu e todo o Ministério Público temos muito respeito pela sua história como promotor e procurador, sempre atuante e tratando com respeito a todos aqueles que lhe procuraram. É um homem simples, justo, cortês e sereno e essas suas qualidades nos fizeram aprender bastante, tanto na esfera pessoal quanto na profissional. Ouso dizer que a nossa instituição jamais poderá lhe pagar por tudo o que você fez por ela e pelo povo de Alagoas”, declarou o chefe do MPAL.

Na sequência, fez uso da palavra o subprocurador administrativo institucional do MPAL, Valter Acioly. “Tenho ouvido falar que o momento de aposentação é um misto de alegria e de tristeza, porém, confesso que, para mim, como membro do Ministério Público, é triste não ter mais o Magela fazendo parte do nosso convívio. Suas tantas qualidades e seriedade no trabalho servem de exemplo para nós. Foi uma grande honra trabalhar ao seu lado”, disse ele.

E as homenagens seguiram com o corregedor-geral, Walber Valente de Lima: “A Corregedoria-Geral agradece pela sua dedicação, saber jurídico e fidelidade aos princípios éticos e à lei. E por tudo isso que ele tem uma vida funcional imaculada e tão cheia de méritos”, afirmou o procurador.

O presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), Roberto Salomão, também se pronunciou e elogiou o colega. “Em razão de tantos anos desempenhando suas atribuições de maneira exemplar, Geraldo Magela sempre continuará sendo um representante legítimo do nosso Ministério Público, mesmo não estando mais no dia a dia do trabalho. E digo isso porque o procurador é sinônimo de quatro décadas de serviços prestados à sociedade alagoana”, frisou ele.

O servidor das Promotorias de Justiça de Arapiraca, Jailson Macedo, falou em nome dos funcionários. “Gratidão por sempre nos acolher da forma mais carinhosa, por ser fonte de inspiração e pelo engajamento nos momentos de confraternização e descontração”, pontuou.

“Geraldo Magela é um homem que nasceu para distribuir justiça, por isso, sempre desempenhou tão bom o seu trabalho dentro do Ministério Público. A Ordem dos Advogados do Brasil vai sempre render todas as homenagens”, garantiu o presidente da OAB/AL, advogado Nivaldo Barbosa Júnior.

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, foi mais uma autoridade que prestigiou a cerimônia. “Esta é uma homenagem justa e me sinto feliz em poder celebrar o trabalho do procurador Geraldo Magela neste momento. É sabido por todo mundo que ele é um membro que dedicou toda a sua vida ao Ministério Público, engrandecendo, portanto, a instituição. E, para além disso, acolheu Arapiraca como a sua cidade, contribuindo muito para o seu desenvolvimento. Nosso município te agradece por tudo”, declarou.

A solenidade foi encerrada com as palavras do procurador aposentado. “Tive uma difícil trajetória de vida, mas, sempre abençoada por Deus. Estudei, formei-me, fui professor e, depois, aprovado no exame da OAB. Exerci a advocacia e, em 1978, passei a fazer parte dos quadros do honroso Ministério Público de Alagoas. Lembro-me que, quando assumi o cargo de promotor de Justiça de Delmiro Gouveia, meu salário era inferior aquele que eu recebia no escritório de advocacia onde trabalhava. Mas, isso pouco me importava. Jamais me arrependi da profissão escolhida porque eu amo o Ministério Público e, a ele, dediquei o melhor de mim”, disse.

“Quero também agradecer pelos amigos que fiz dentro da instituição. Ter amigos faz bem à saúde. Na verdade, gostaria de agradecer por tudo o que vivi no Ministério Público porque foi ele que me ensinou que o poder deve ser exercido com prudência, bom censo, moderação e integridade”, finalizou ele.

A cerimônia foi prestigiada virtual e presencialmente por procuradores e promotores de Justiça, servidores do Ministério Público e familiares e amigos do homenageado.

Histórico de Geraldo Magela

Geraldo Magela Barbosa Pirauá ingressou na carreira do Ministério Público do Estado de Alagoas em 28 de dezembro de 1977, tendo entrado em exercício em janeiro do ano seguinte, onde teve a cidade de Delmiro Gouveia como sua primeira comarca. Ao longo dos anos, desenvolveu suas atribuições nas Promotorias de Justiça de Traipu, Batalha, Limoeiro de Anadia e, por fim, em Arapiraca.

Em 6 de junho de 1996, deixou a 2ª Promotoria de Justiça de Arapiraca após ter ascendido ao cargo de procurador de Justiça, de 2ª instância. E nessa condição permaneceu até a aposentadoria, que se deu em março de 2020, após 42 anos de trabalho e dedicação ao Ministério Público do Estado de Alagoas.