A 65ª Promotoria de Justiça participou, nessa terça-feira (26), da primeira audiência virtual presidida pelo juiz Hélio Pinheiro Pinto, da 15ª Vara Criminal da Capital. Seguindo o tramite normal, o momento contou com a presença da Defensoria Pública do Estado, a participação da ré, do representante do sistema prisional, e também foram ouvidas testemunhas.

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) esteve representado pela titular da 65ª Promotoria de Justiça, promotora de Justiça Martha Bueno. A nova forma de atuação ocorre diante da manutenção do isolamento social. Outras audiências estão programadas para ocorrer utilizando o programa Google Meet.

“Existe uma carga processual e a 65ª Promotoria, que é privativa de entorpecentes, tem um certo número de réus presos e, no momento de pandemia, vivemos um isolamento social seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde. Esse método favoreceu porque 95% das testemunhas arroladas pelo Ministério Público são policiais militares que autuaram em flagrante delito e conduziram até a central de polícia. Então foi feito um levantamento dos processo, todos baixamos o Google Meet e foi feita a audiência. Apesar do momento vivido, o entendimento é de que o sistema não pode parar e temos nos empenhado para dar andamento aos processos”, afirma a promotora de Justiça.

A defensora pública Daniela Damasceno, o capitão Alucham Fonseca e o assessor do magistrado também participaram da audiência .