O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) vai realizar, no próximo dia 19, no seu prédio-sede, o evento de gestão estratégica do SAJ/MP. O objetivo do encontro é discutir e propor evoluções ao software utilizado para atender as demandas judiciais e extrajudiciais de promotores, procuradores de justiça e servidores. O ciclo de trabalhos contará com a presença de membros e servidores da instituição, além de representantes da empresa Softplan, responsável pela ferramenta tecnológica.

O evento terá a finalidade de promover a integração entre o Ministério Público e a Softplan, com as duas partes envolvidas no tema tendo a oportunidade de debater ideias para aperfeiçoar a solução SAJMP, tornando-a mais eficiente e de fácil manuseio por parte das promotorias e procuradorias de justiça.

A abertura do encontro será feita pelo procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto. Na sequência, haverá uma palestra sobre inovação e soluções de TIC (tecnologia da informação e comunicação) para o sistema da justiça.

Em seguida, serão promovidas mesas redondas, seguindo metodologia de data driven canvas – mapa visual que auxilia na construção de objetivos. Cada uma delas deverá ser composta por cinco membros, que receberão post-its sobre ideias que podem ajudar o MPAL.

Ao final, são apresentados painéis com as sugestões que farão parte do encontro final, em Florianópolis. Lá, todos MPs priorizarão as ideias coletadas durante este ano de 2019, de modo que, aquelas melhores, sejam implantadas no próximo ano.

“É fundamental a participação de membros e servidores, já que todos nós utilizamos o sistema SAJ. Quanto mais mentes reunidas para pensar e discutir melhorias para a ferramenta, mais sugestões serão levadas à Softplan para que o sistema possa ser aprimorado. Isso facilitar o trabalho de todos nós”, declarou o promotor de justiça Vicente Porciúncula, que integra a comissão gestora do SAJ/MP.

Estão sendo disponibilizadas apenas 30 vagas. Os interessados deverão procurar a referida comissão para fazer a sua inscrição.