O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) realizou, nesta terça-feira (16), o I Workshop GED/MPAL, para a apresentação do novo Sistema GED – Gestão Eletrônica de Documentos que foi implantado na instituição para garantir celeridade pela tramitação eletrônica dos processos administrativos da área meio. O evento ocorreu virtualmente pela plataforma Google Meet e a nova ferramenta, além de virtualizar a tramitação e gerenciamento de documentos e procedimentos administrativos, proporciona benefícios como maior produtividade, eficiência, transparência, e a contribuição para uma considerável redução de custos.

O Sistema GED foi cedido pelo Ministério Público de Sergipe, por meio de uma assinatura de termo de cooperação. A iniciativa para a apresentação virtual foi uma iniciativa em conjunto das diretorias: de Pessoal, Geral, da Tecnologia da Informação, ESMP e do Cerimonial do MPE/AL. Ressaltando que a Diretoria Geral, a da Tecnologia da Informação e a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) são responsáveis pela organização e promoção de treinamentos específicos de membros e servidores para que se familiarizem com a nova ferramenta.

“Durante o evento, que contou com a participação de quarenta e uma pessoas, foi realizada a demonstração num ambiente de testes, onde simulamos a criação de um processo administrativo eletrônico com a tramitação para a diretoria de pessoal. O objetivo foi justamente o de mostrar as funcionalidades do GED, ocasião que ainda proporcionou a interação por meio de chats, onde muitas dúvidas foram dirimidas”, explica o gerente de projetos de Tecnologia da Informação, Vitor Ribeiro.

O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório, avalia o GED como um grande avanço para o bom desempenho das atividades ministeriais.

“Somos gratos ao MP de Sergipe por ceder essa plataforma que irá equacionar toda nossa atividade meio, trazendo ganhos para a instituição. Nesse sistema serão extintos os documentos físicos, sejam processos, memorandos, ofícios, entre outros e isso será revertido em maior produtividade, eficácia e celeridade nas ações administrativas. Evidentemente, nesse contexto, passaremos a ter também uma redução de custos”, afirma o procurador-geral.

Vale salientar que todas as informações relacionadas ao GED como o Ato Normativo, Manual do Usuário, Fluxo de Processos, Consulta das Tabelas Taxonômicas, Consulta de Processos, publicações com notícias, atualizações e orientações expedidas pela Comissão Gestora do GED, bem como o acesso ao sistema e ao ambiente de testes, dentre outras funcionalidades, são encontradas no Portal GED/MPAL.

“Todas as dúvidas e solicitações a respeito da criação do usuário para a utilização do Sistema GED, devem ser feitos com a abertura de chamados de suporte pelo sistema Cauti”, ressalta Vitor Ribeiro.

O acesso ao Portal GED se dá por meio do endereço: https://sistemas.mpal.mp.br/portalged
Já o acesso ao Sistema Cauti se dá por meio do endereço: https://cauti.mpal.mp.br.