O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE) divulgou, nesta quinta-feira (14), os nomes dos 161 candidatos aprovados no resultado definitivo da prova especializada discursiva do concurso para promotor de Justiça do Estado de Alagoas. A lista completa foi publicada no Diário Eletrônico Oficial do Estado de hoje. A relação também está disponível no sítio eletrônico do MPE .
O resultado desta 2ª etapa do concurso público para ingresso à carreira MPE, como promotor de Justiça de 1ª entrância, exibe a lista, em ordem alfabética, dos candidatos que foram habilitados, definitivamente, na prova especializada discursiva, após a análise dos recursos apresentados. Os resultados de tais recursos ficarão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) no período de sete dias, a contar da publicação do edital desta quinta-feira. Do total de aprovados, quatro são candidatos com deficiência física.
Com a divulgação desse resultado, o Ministério Público convoca, a partir de agora, os aprovados para formalizarem, pessoalmente ou por procurador, a inscrição definitiva, de acordo com o capítulo XI do Edital nº 02/2012, de abertura de inscrições, publicado no Diário Oficial do Estado de 08/08/2012. Cada um deverá entregar a documentação exigida na Sala da Comissão do Concurso, sede do MPE, localizada na Rua Dr. Pedro Jorge e Melo, nº 79, 5º andar, bairro do Poço, no período de 15/03/2013 a 25/03/2013, das 8 às 13:30h.
Aqueles candidatos que tiverem a inscrição definitiva deferida serão convocados para realizar a entrevista e o exame psicotécnico, previstos para ocorrerem no período de 11/04 a 19/04. A confirmação da data, local e horário será divulgada por meio de edital, a ser publicado oportunamente no Diário Oficial do Estado e no site da Fundação Carlos Chagas.
Só após a realização desses procedimentos haverá a última etapa do concurso, que consiste na prova oral.
O concurso
O certame para o preenchimento de 28 vagas para a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Alagoas teve início ainda em 2011, passou por duas etapas no ano passado, agora em 2013, os novos membros do MPE deverão ser nomeados e, posteriormente, empossados no cargo.
O concurso exigiu nível superior em Direito, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, além de comprovação de, no mínimo, três anos de atividade jurídica. A organização do certame está a cargo da Fundação Carlos Chagas e o salário inicial será de R$ 17.581,75. O edital destinou 5% das vagas para pessoas com deficiência.
As duas primeiras etapas do concurso já foram realizadas: prova preambular, de caráter eliminatório, e a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatória. Ainda faltam ser realizadas a inscrição definitiva, a entrevista, a prova oral, o exame psicotécnico, a prova de tribuna e, por último, a avaliação de títulos.
O concurso terá validade de dois anos a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da Procuradoria Geral de Justiça.