Permitir que jovens socieducandos se preparem para enfrentar e viver uma nova realidade após o cumprimento das medidas socioeducativas, mostrando que, como qualquer cidadão, são capazes de produzir, contribuir e conviver em sociedade, em condições dignas de existência. Essa é a proposta do Ministério Público de Alagoas (MPAL) que, em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL), escolas formadoras e empresas privadas participou do processo de promoção de mais um Curso de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos para 21 jovens assistidos pela Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese). A aula inaugural ocorreu nessa terça-feira (3), no Sistema Socioeducativo.

A iniciativa garantirá a 17 meninos e a quatro meninas o ingresso no mercado de trabalho, valorizando-os, quebrando tabus e preconceitos.

“Essa iniciativa vai além do que o nome possa representar num primeiro momento, o que a aprendizagem pode significar na vida desses jovens é impossível mensurar diante dos efeitos transformadores que ela pode trazer. Essa oportunidade é uma grande riqueza, traz uma nova perspectiva, fará com que olhem para trás e percebam as mudanças, reconheçam a superação dos desafios e que, de fato, aquele lugar, aquela experiência foram somente uma passagem. E que eles são capazes de continuar a vida dentro dessa mudança que está sendo trabalhada”, declara a promotora de Justiça Marília Cerqueira.

“No dia de hoje trabalhamos a área natural do curso do Senac que vai propiciar conhecimentos em gestão adminstrativa para os socioeducandos. Essa iniciativa faz parte de uma parceria com o Ministério do Trabalho e também com o sistema S, mormente e o SENAC, que será um grande guia e liderança no incentivo profissional a esses dicentes em conhecimentos técnicos para que, ao término do curso e a obtenção do certificado, possam galgar emprego quando passarem e cumprirem a sua medida socioeducativa. Nosso agradecimento ao Ministério Público, em  especial à Dra Marília, pela oportunidade de nos apoiar e, desse modo,  conseguirmos não só esse, mas vários encaminhamenos de melhorias para todos”, ressalta o superintendente de Medidas Socioeducativa, coronel Marcos Sérgio. 

O curso será ministrado pelo Senac Alagoas, que já tem histórico de grandes parcerias com o Ministério Público de Alagoas e tem formado grandes profissionais na capital e no interior do estado.

Na grade desse curso de aprendizagem ofertado aos socioeducandos estarão: competências técnicas e comportamentais, gestão de documentos, informática, atendimento ao público, rotinas de escritório e noções de ética, cidadania e trabalho em equipe. No cronograma os alunos são submetidos a aulas teóricas e práticas.