Na primeira Reunião de Análise Estratégica (RAE) do ano do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), realizada nessa terça-feira (27), ganharam destaque as ações nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e voluntariado, desenvolvidas pela Escola Superior do Ministério Público (ESMPAL), bem como um balanço de 2025 e o planejamento de atividades para 2026, sob coordenação da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (ASPLAGE).
A RAE foi aberta pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, e em seguida os trabalhos foram conduzidos pela promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti (18ª PJC), que é também assessora da ASPLAGE.
Na oportunidade, o promotor de Justiça Marcus Rômulo, que é diretor da ESMPAL, apresentou os principais destaques da pasta desenvolvidos ao longo de 2024 e 2025. Segundo ele, foram promovidos 40 eventos, que abrangeram temas críticos, como inteligência artificial, comunicação, segurança alimentar, educação, defesa da mulher, direitos humanos, tecnologia e gestão pública, com alcance de mais de mil inscritos.
Quanto ao eixo pesquisa, os destaques foram: reativação da Revista do MPAL, com edital publicado em 2025; constituição de equipe editorial; formalização do Conselho Científico; lançamento de edital para as primeiras submissões; criação de grupos de pesquisa, tendo como temáticas “Tutela do Patrimônio” e “Direito Penal”.
Em relação à extensão, foram desenvolvidos 15 projetos, com envolvimento direto de mais de mil participantes em oito temas prioritários. Outras iniciativas da Escola foram o projeto de fiscalização e apoio às bibliotecas escolares; a arrecadação de livros para o projeto “Expresso Leitura – Livros em Movimento”; a promoção e preenchimento de 185 vagas de estágio para áreas variadas dentro do MPAL; coordenação de 65 voluntários ativos no órgão.
“Para 2026, pretendemos lançar a Revista do MPAL, promover reuniões estratégicas com os núcleos, o Congresso Nacional do Tribunal do Júri, encontros regionais temáticos, novos editais para grupos de pesquisa e o 9º Congresso Estadual do MPAL”, salientou o promotor de Justiça Marcus Rômulo.
A assessora da ASPLAGE, promotora Stela Valéria Cavalcanti, apresentou o balanço das ações do setor referente a 2024 e 2025. De acordo com ela, nesses dois anos, foram realizadas 24 reuniões mensais voltadas para a análise estratégica. “Essas reuniões desempenharam um papel fundamental no acompanhamento e na execução dos planos de ação gerais, contribuindo diretamente para o alinhamento e o progresso das diferentes áreas de atuação da instituição em relação ao planejamento estratégico”, assinalou.
Como forma de manter o Ministério Público sempre atualizado nas demandas nacionais, acompanhar de perto e contribuir para a execução do Plano Estratégico Nacional do CNMP, a ASPLAGE participou, nos anos de 2024 e 2025, das Reuniões extraordinárias e do Fórum Nacional de Gestão do CNMP no Estado do Espírito Santo, bem como das reuniões quinzenais da Comissão permanente de Gestão Estratégica do CNMP.
Em seguida, a promotora apresentou o calendário das reuniões da RAE para 2026, as quais terão como temas a serem abordados, entre outros, os seguintes: gestão de pessoas, gestão orçamentária e financeira, comunicação interna e externa no MPAL, atuação da Corregedoria-Geral, probidade na gestão pública, educação, defesa da saúde, combate ao crime, proteção à criança e ao adolescente, garantia de cidadania plena, capacitação de membros e servidores, tecnologia, infraestrutura e gestão estratégica.















