O Ministério Público do Estado de Alagoas participa, durante esta semana, das atividades do 11º Encontro Estadual de Adoção, promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, no Maceió Shopping. As promotoras de Justiça Jheise Gama e Ariadne Dantas debateram temas importantes com o público e responderam dúvidas de famílias que estavam reunidas, acompanhando o bate-papo.

No dia 23, o tema “Quero adotar uma criança ou adolescente. O que fazer?” foi discorrido pela promotora de Justiça de Porto Real do Colégio, Ariadne Dantas. “Explicamos detalhes de como funciona o passo a passo para a adoção, desde a inscrição no cadastro até a conclusão da habilitação, em que se constata que aquela pessoa ou casal está preparado para receber uma criança ou adolescente como integrante da família. É um processo bastante simples, em que o interessado apresenta alguns documentos e se submete a um curso. Foi uma excelente oportunidade para desmistificar algumas ideias da população, a exemplo daquela que o cadastro não funciona, e esclarecer sobre os riscos e consequências de uma adoção irregular”, disse ela.

Já nessa terça-feira 24, foi a vez da promotora de Justiça Jheise Gama conversar com o público que compareceu à roda de conversa. Ela apresentou a palestra “O que leva uma família a perder o poder familiar?”: “O poder familiar é o conjunto de obrigações e responsabilidades que os pais devem ter em relação aos filhos e aos bens ligados a eles, caso ainda sejam menores de idade. Estamos falando de garantir a segurança e o bem-estar dos filhos, assegurar-lhes um bom desenvolvimento em cada uma das fases da vida, enquanto os mesmos ainda não tiverem completado a maior idade. Caso essa proteção não seja assegurada, há o risco da suspensão ou da destituição desse poder”, explicou ela.

O 11º Encontro Estadual de Adoção, durante três dias, está promovendo rodas de conversa sobre os diversos assuntos relacionados à adoção ou ao apadrinhamento. Famílias que adotaram, por exemplo, vão dialogar e bater papo com quem for ao encontro, compartilhando suas experiências antes e depois da conclusão do processo de adoção.