O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo, participou, nesta quarta-feira (29), da 8ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), realizada na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Durante o encontro, o chefe do Ministério Público do Estado se Alagoas (MPAL) acompanhou e debateu as principais pautas institucionais do colegiado, que trataram de temas estratégicos para o fortalecimento da atuação do Ministério Público em todo o país. Entre os assuntos abordados estiveram q a criação do Grupo Nacional de Acompanhamento de Grandes Eventos, voltado à padronização e ampliação da atuação institucional nessa área; a apresentação do Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial (GNCEAP), com foco na redução da letalidade e da violência policial; o relato do Grupo Nacional de Acompanhamento Processual (GNP), com destaque para o projeto Linha Unificada do Ministério Público Estratégico (LUME); além doa encaminhamentos do Grupo Nacional de Acompanhamento Legislativo (GNL), que atua pela proteção da autonomia e fortalecimento do MP junto aos demais Poderes.
O grupo também discutiu as atividades do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), promoveu tratativas sobre o Grupo Nacional de Comunicação (GNCOM) – mais especificamente sobre a unificação da identidade visual do Ministério Público, acompanhou a apresentação do Grupo Nacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (GNDOET) – com destaque à repressão a crimes tributários, e ainda falou a respeito da participação do Grupo Nacional de Apoio a Coordenadores Eleitorais (GNACE), que compartilhou estratégias de atuação e apresentou sua nova identidade visual.
Eleição
Na reunião também foi realizada a eleição do novo presidente do CNPG, que, por aclamação, escolheu o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, para comandar o colegiado no próximo mandato de um ano. A cerimônia de posse está marcada para o dia 16 de dezembro.
O procurador-geral de Justiça de Alagoas prestigiou a escolha e votou na eleição, reforçando o compromisso do MPAL com o fortalecimento institucional e a integração nacional do Ministério Público: “O CNPG é um espaço essencial de diálogo e de construção coletiva. A eleição do colega Pedro Maia representa a união e o compromisso do Ministério Público brasileiro com os valores que sustentam nossa atuação. O Ministério Público de Alagoas seguirá colaborando ativamente para o fortalecimento da instituição em todo o país”, afirmou Lean Araújo.
Ao agradecer a confiança dos colegas, Pedro Maia destacou a importância da união entre os chefes das instituições ministeriais. “Seguiremos unidos, consolidando práticas que fortaleçam nossa atuação e o Ministério Público brasileiro. É uma honra representar e atuar ao lado dos colegas”, disse o novo presidente do CNPG.
O atual presidente do Conselho e procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, ressaltou que a eleição de Pedro Maia reflete a coesão do MP brasileiro: “Sua trajetória e capacidade de diálogo contribuirão para uma gestão marcada pela cooperação e pela defesa dos valores que norteiam nossa instituição”, afirmou.


