Na manhã dessa quinta-feira (23), aconteceu no prédio-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro Poço, em Maceió, a 20ª Reunião Ordinária do Colégio do Procuradores do Ministério Público de Alagoas. A abertura foi feita pelo procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio, Lean Araújo.

O procurador-geral de Justiça aproveitou o momento e fez um registro de gratidão ao Ballet Folclórico de Alagoas, ao grupo de intérpretes de Libras e também à banda da Polícia Militar de Alagoas pelas participações no encontro do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), ressaltando a contribuição dos músicos militares em todos os eventos da instituição.

Uma das pautas apresentadas tratou da publicação do edital sobre o prêmio de boas práticas, que é um reconhecimento aos resultados sociotransformadores do Ministério Público de Alagoas, advindos dos projetos e ações dos seus membros. O reconhecimento acontece anualmente.

Sobre o concurso público, o chefe ministerial ressaltou a apresentação do trabalho desenvolvido pela comissão organizadora, destacando que “o MPAL vem projetando o certame há cerca de seis meses e entendemos que é melhor demorar o tempo necessário para que tenhamos um resultado satisfatório”

Em seguida, o PGJ e presidente do Colégio de Procuradores passou a palavra para o presidente da Comissão do Concurso, procurador de Justiça Valber Valente de Lima.

Em sua manifestação, Walber Valente falou da árdua missão que, segundo ele, é levar a efeito o concurso para o quadro administrativo do Ministério Público.

Pela Comissão, também falou o promotor de Justiça Ivaldo Silva, que resumiu tecnicamente os trabalhos do grupo. Segundo o promotor, o certame se encontra na etapa preliminar e que foi constatada a existência de quase 90 cargos vagos para servidores, “tendo enxergado o procurador-geral de Justiça a necessidade de uma reposição”.

Para comprovar a agilidade do processo, o promotor Ivaldo Silva também informou que bancas examinadoras já se inscreveram, apresentaram propostas e, por unanimidade, foi escolhida a FCC, que fez o último concurso dos membros do Ministério Público.

Segundo ele, o próximo passo será a comissão se reunir já com a banca e definir a data para a publicação do edital e início das inscrições dos pretensos candidatos.

Para finalizar a 20ª Reunião Ordinária, o PGJ Lean Araújo falou sobre o Núcleo de Inquéritos do Ministério Publico (Nimp), lembrando que não se limita mais à capital mencionando, inclusive, alteração na Resolução da sua criação, prevendo que, futuramente, haja extensão do setor com implantação nalgumas comarcas.