Três projetos de repercussão social desenvolvidos pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), sendo dois deles já em andamento e com resultados expressivos, foram apresentados, nesta terça-feira (21), durante a 10a Reunião de Análise Estratégica (RAE) do órgão. São eles: “Chatbot MPAL”, “MP Empoderador Craíbas” e “Expresso Profissionalizante”.
Sob coordenação dos promotores de Justiça Stela Valéria Cavalcanti (18ª PJC) e Humberto Bulhões (3ª PJC), a 10a RAE de 2025 teve início com a apresentação, pelo diretor e técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), do projeto “Chatbot MPAL”. Trata-se de um atendente virtual que será vinculado ao novo site do órgão, já em desenvolvimento e fase de testes.
O chatbot terá como nome “Luiz”, em homenagem ao procurador de Justiça Luiz Medeiros, já falecido, e vai auxiliar o público externo na busca por informações e serviços do MPAL.
Por meio de uma parceria entre a DTI e a Diretoria de Comunicação Social (Dicom) do MPAL, o “Luiz” está sendo desenvolvido para que possa apresentar respostas automáticas por meio da busca nos bancos de dados do próprio órgão ministerial, promovendo, com isso, melhoria de atendimento ao cidadão, otimização de processos, inovação tecnológica, transparência e acesso à informação com mais agilidade.
“Eu quero parabenizar pelo projeto, pela iniciativa, e dizer que ficamos muito felizes com a homenagem ao saudoso procurador Luiz Medeiros, é um justo reconhecimento. Nosso procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, concordou que seria uma homenagem constante, podendo inclusive, com o tempo, homenagear outras pessoas que passaram pelo MPAL”, salientou o promotor Humberto Bulhões, que na ocasião representou o PGJ.
MP Empoderador Craíbas e Expresso Profissionalizante
Em participação remota por chamada de vídeo, servidores do MPAL em Arapiraca apresentaram o projeto MP Empoderador Craíbas, por meio do qual membros e servidores fizeram visitas à cidade de Craíbas, que é termo de Arapiraca, para atender ao cidadão e dar andamento às principais demandas.
A iniciativa é do Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca, que visa apoiar as comunidades de Craíbas na resolução de conflitos e garantia de direitos. O projeto conta com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Craíbas, que disponibiliza uma sala para que os promotores possam fazer o atendimento aos cidadãos.
Um dos resultados apresentados refere-se à comunidade São Francisco, que fica perto do povoado Folha Miúda. No local, após uma audiência pública e o encaminhamento de demandas pelo MPAL, foram realizadas reformas de praças, implantação de calçamento, construção de creche e melhorias no atendimento de saúde, garantindo, desse modo, mais qualidade de vida aos moradores.
Já o projeto Expresso Profissionalizante é desenvolvido em Arapiraca e comunidades rurais do entorno. Nessa iniciativa, pessoas em situação de vulnerabilidade têm a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes, por meio de uma parceria do MPAL com o Senac e o apoio da Prefeitura de Arapiraca. Os cursos são gratuitos e os moradores inseridos no projeto podem se deslocar de casa até o local da capacitação em ônibus ofertados pela Prefeitura.
Até agora, 87 alunos já passaram ou estão em capacitação nos cursos de processo logístico, culinária, informática e corte e costura. “Está claro que esse projeto tem um retorno social muito importante. É, sem dúvidas, um caso de sucesso que vem sendo modelo para outras unidades do MPAL em outros municípios”, salientou a promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, que agradeceu aos servidores Thiago Alves e Renata Teixeira, da Assessoria de Planejamento (Asplage), pela organização do encontro.
Presentes à reunião, os promotores de Justiça José Antônio Malta, Micheline Tenório, Adriana Gomes e Marcus Rômulo também parabenizaram os servidores pela apresentação e condução de todos os projetos. Ao final, foi informado que a 11a RAE será realizada no dia 18 de novembro.















