Nesta terça-feira (26), o Colégio de Procuradores de Justiça fez a entrega dos certificados aos promotores de Justiça Lucas Sachsida, Marília Cerqueira e Viviane Karla Farias, vencedores do Prêmio Boas Práticas com Resultados Sociotransformadores.

Voltada à promoção de cursos profissionalizantes a mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa desenvolvida pela promotora de Justiça Viviane Karla é fruto de uma articulação entre o MPAL, Senac e o Município de Santana do Ipanema.

“O nosso objetivo foi promover e resgatar a dignidade das mulheres vítimas de violência em Santana com a oferta de cursos profissionalizantes pois percebemos que um dos maiores obstáculos para que elas pudessem se desvincular do ciclo de violência era justamente a dependência financeira e econômica”, destacou.

Educação

Quem também foi premiado nesta terça-feira foi o promotor de Justiça Lucas Sachsida com a iniciativa “Sede de Aprender Brasil”, projeto voltado à promoção da educação, com foco no acesso à água potável por alunos, educadores e demais profissionais que atuam nas escolas. Inicialmente realizada apenas em Alagoas, a iniciativa ganhou proporção nacional.

“O projeto busca garantir a dignidade no ambiente escolar. Para que a gente trabalhe o ensino e aprendizagem, é preciso cuidar antes da dignidade na escola. E eu vejo o quanto isso foi importante pois, enquanto o Brasil piorou cerca de 5% no acesso à água, em Alagoas, melhoramos 70%. Esse é o resultado de uma atuação articulada entre o MPAL, IMA, Undime e Tribunais de Contas”, ressaltou.

Sistema socioeducativo

Com o intuito de promover a transformação social por meio da aprendizagem e da profissionalização, a boa prática realizada pela promotora de Justiça Marília Cerqueira desenvolve atividades junto a adolescentes em conflito com a lei.

“Por meio de cursos profissionalizantes e da própria aprendizagem, sem esquecer do fortalecimento dos vínculos familiares, é possível apresentar a esse adolescente um universo diferente daquele que o levou ao conflito com a lei. Acreditamos que o processo de ressocialização precisa garantir condições dignas de existência a esse jovem”, afirmou.

Reconhecimento

O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, parabenizou aos três promotores de Justiça pelo reconhecimento, afirmando que o Prêmio Boas Práticas com Resultados Sociotransformadores tem como objetivo estimular, reconhecer e promover iniciativas relacionadas à atividade funcional capazes de provocar mudanças positivas na sociedade.

Segundo o edital, lançado em novembro do ano passado, a escolha das melhores práticas a serem premiadas pelo Colégio de Procuradores leva em consideração os seguintes critérios: inovação, capacidade de transformação da realidade social e resultados obtidos.