Com o objetivo de reforçar a luta por inclusão, o Ministério Público de Alagoas participou nesta segunda-feira (18) de reunião promovida pelo Comitê Pop Rua/Jus. Integrado por entidades do Sistema de Justiça e sociedade civil, o grupo busca a implementação de políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

Representando o MPAL, a promotora de Justiça Karla Padilha destacou a importância da temática, tendo em vista que essa população não tem acesso a direitos básicos, como saúde e segurança pública. Nesse sentido, ela vê como positivo esse diálogo entre órgãos do Sistema de Justiça e as pessoas em situação de rua.

“Nós, hoje, viemos aqui para ouvi-los e estipularmos uma prática que possa gerar reuniões periódicas e pautas deliberativas que façam avançar essa temática que é tão difícil e que demanda uma mudança de perspectiva e um real compromisso dos órgãos públicos municipais e estaduais em Alagoas”, afirmou.

Grupo de trabalho do MPAL

Quem também participou da reunião foi a promotora de Justiça Marluce Falcão. Na ocasião, ela falou sobre os esforços do Ministério Público em prol da população em situação de rua, lembrando que o MPAL, no ano passado, instituiu um grupo de trabalho voltado ao acompanhamento de políticas públicas e ao combate aos crimes praticados contra esse segmento social.

“Posteriormente, o grupo de trabalho passou a atuar também com pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. Realizamos várias reuniões, já temos alguns diagnósticos e estamos nos movimentando desde o ano passado buscando a efetivação de políticas públicas para atender as necessidades de cidadania dessa população prejudicada pela falta de ações do poder público”, finalizou.

Participaram da reunião desta segunda-feira representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública Estadual, Justiça Federal, Movimento Nacional da População de rua, entre outras entidades.