Sob o comando do procurador de Justiça Maurício Barros Pitta, as primeiras correções ordinárias da Corregedoria-Geral (CG) do Ministério Público do Estado de Alagoas, agora em 2024, ocorrerão na sede do Ministério Público em Arapiraca, em mais 12 promotorias de Justiça (PJ) do interior e outras 10 na capital, totalizando 23 unidades ministeriais entre os meses de março e maio deste ano.

No município de Arapiraca, agreste alagoano, as correições acontecerão no dia 6 de março (1ª e 3ª Promotorias de Justiça). Na mesma data, o trabalho será realizado nas PJs de Girau do Ponciano e Traipu. Posteriormente, no dia 8, serão inspecionadas as 9ª, 47ª, 48ª e 49ª Promotorias de Justiça de Maceió, com atribuição perante o Tribunal do Júri. Já no dia 13, receberão a CG as 1ª e 2ª PJs de Porto Calvo e as promotorias de São Luiz do Quitunde e Paripueira.

Em abril, a Corregedoria-Geral começará as inspeções, no dia 17, nas promotorias de Anadia e Boca da Mata. Na sequência, virão, nos dias 24 e 26, as de Cajueiro, Quebrangulo, 8ª PJ Cível, 39ª Criminal e Tributária, 63ª de Auditoria Militar e 64ª Criminal residual. Essas quatro últimas, com atuação em Maceió.

Últimas correições do semestre

As correições deste primeiro semestre serão encerradas no mês de maio, período escolhido para também receber mais uma edição do projeto “Diálogos do MPAL com a sociedade: a atuação da Corregedoria-Geral e da Ouvidoria”, que será executada na cidade de Arapiraca.

E no dia 22, a CG estará presente nas promotorias de Justiça de Igreja Nova, São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela. Por fim, em 24 de maio, serão correicionadas a 51ª PJ de Execução Penal e a 62ª de Controle Externo da Atividade Policial.