O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e os promotores de Justiça Karla Padilha e Thiago Chacon, participam, nesta quarta e quinta-feira (29 e 30), em Brasília, do Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública. O evento, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), está discutindo o aprimoramento da segurança pública e do sistema prisional e induzindo a disseminação de práticas capazes de contribuir para a transformação do ambiente carcerário e na redução da criminalidade e da violência no Brasil. 

Nesses dois dias de palestras e debates, membros, servidores, estagiários do Ministério Público e integrantes de outros órgãos dos Sistemas de Justiça e de Segurança Pública estarão reunidos para discutir diversas questões relacionadas as temáticas da área com a participação de especialistas de diversas instituições, como dos Ministérios Públicos da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina; Exército; Departamento de Justiça dos Estados Unidos; Polícias Militares do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo; Polícias Civis do Distrito Federal e de Goiás; Fundação Getúlio Vargas e Instituto Igarapé.

Dentre os assuntos que serão abordados no encontro, estão a “Segurança Pública e a Jurisprudência dos Tribunais Superiores”, “A experiência de Pedrinhas: do pior das Américas para referência no Brasil”, “Gestão descentralizada do Fundo Rotativo e melhorias sistêmicas: a experiência de Santa Catarina”, além de temas como empreendedorismo no sistema prisional e o papel do Ministério Público do Trabalho na esfera prisional. 

No segundo dia, o encontro abordará assuntos como facções criminosas, controle externo das guardas municipais, e o projeto nacional de câmeras corporais. Discussões sobre o controle externo da atividade policial e o papel do CNJ no enfrentamento à criminalidade organizada também prometem enriquecer os debates. 

“Cá está o Ministério Público do Estado de Alagoas em busca de mais conhecimento para fortalecer a sua atuação. São informações, técnicas e troca de experiências que nos ajudarão a melhor desenvolver o nosso trabalho”, afirmou o chefe do MPAL.

No encerramento, o encontro reserv0u espaço para o reconhecimento das boas práticas, com a solenidade de entrega dos troféus e certificados do Banco de Boas Práticas da CSP, uma iniciativa que destaca os esforços inovadores e eficazes na área.

Foto: Ascom CNMP