Você sabe qual é o papel do Tribunal do Júri? Essa é uma dúvida de muitas pessoas e foi para falar sobre esse assunto que o Ministério Público realizou um júri simulado com alunos da Escola Estadual Professora Josefa Conceição da Costa, que fica no bairro Canaã, em Maceió. A ação foi realizada na última sexta-feira, 24 de novembro.

Para a promotora de Justiça Lídia Malta, mais do que tratar sobre o funcionamento do Tribunal do Júri, a atividade desenvolvida com os alunos representou um exercício de cidadania, já que eles se envolveram ativamente na simulação, atuando como protagonistas no julgamento de um caso fictício de feminicídio.

“O que nos surpreendeu foi que os alunos haviam feito um roteiro próprio, trabalhando na produção de provas. Eles gravaram um vídeo com imagens do suposto réu. Eles realmente se dedicaram, estudaram sobre o funcionamento do júri. O nosso projeto tem esse objetivo: despertar essa noção sobre a importância do Tribunal do Júri para a sociedade”, destacou.

O júri simulado também provocou outros debates junto aos alunos, como a defesa dos direitos das mulheres, além de discussões sobre carreira e profissão, comenta o promotor de Justiça Kleber Valadares. A ação foi realizada com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Polícia Militar.

“Foi um trabalho extremamente relevante sobre a realização de um júri. Foi também uma oportunidade de falar sobre a importância da vida, da defesa da mulher. Houve ainda diálogo com os alunos a respeito de vocação para segmentos do Direito. Agradecemos a participação da Seduc e da PM”, afirmou.

A ação é uma iniciativa do projeto “Escola do Júri: o Tribunal da Cidadania”, em parceria com o projeto “Dever de Casa”, ambos desenvolvidos pelo MPAL.