O Ministério Público de Alagoas realizou curso sobre manejo de aves para transporte, capacitação voltada a profissionais de órgãos e entidades que atuam na proteção do meio ambiente. No encontro, os participantes debateram sobre vários tópicos, desde o recebimento e acondicionamento dos animais até a sua soltura. O curso foi promovido pela Escola Superior do MPAL.

O promotor de Justiça Alberto Fonseca explica que, durante fiscalizações de rotina, os órgãos ambientais têm que lidar com uma série de irregularidades, a exemplo da criação ilegal de aves. Por esse motivo, são necessárias capacitações constantes para que os profissionais conheçam a melhor forma de lidar com a situação e, assim, realizem o manejo correto dos animais.

“Neste curso, tratamos sobre o recebimento e acondicionamento das aves, alimentação, transporte, soltura, além das etapas posteriores, como o anilhamento e monitoramento dos animais. Também falamos sobre o manejo específico de algumas espécies. Foi um encontro bastante produtivo, com o engajamento de todos”, destacou o promotor de Justiça.

Realizado na última sexta (17), o encontro contou com a participação do MPAL, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), SOS Caatinga, Batalhão de Polícia Ambiental, Ibama, Polícia Rodoviária Federal e Ecopark Sol e Mar.